Enquanto jornais espanhóis criticaram arbitragem, imprensa italiana destacou os "marcianos" da Inter
Os jornais espanhóis reconheceram a superioridade da Internazionale diante do Barcelona, na primeira partida das semifinais da Liga dos Campeões. Além de ressaltar a vitória da equipe italiana por 3 a 1, os diários reclamaram da atuação do árbitro português Olegário Benquerença. A imprensa italiana, por sua vez, elogiou o bom futebol exibido pela Internazionale.
“Mourinho advertiu que esta Internazionale era melhor do que a de novembro e ele tinha razão. Os italianos aprenderam nestas duas partidas da fase de grupos e jogaram de forma diferente contra o Barça. Pressão em todo o campo, solidez defensiva e ser letal nos contra-ataques. Isto, somado à defesa ruim dos ‘azulgrana’ e a uma atuação da arbitragem que dá vergonha, decidiram a partida de ida”, destacou o Marca na matéria “Mou dá uma lição em Pep”, referindo-se aos treinadores das duas equipes.
A polêmica em torno da arbitragem se refere, principalmente, a dois lances. No terceiro gol da Inter, o atacante Diego Milito estava impedido, mas o lance foi validado. Benquerença também foi criticado por não ter dado um pênalti após Daniel Alves ser derrubado dentro da área.
O diário catalão Mundo Deportivo estampou a manchete “Assalto!”. Na matéria “Olegário, o fiel amigo de Mou”, a publicação não economizou críticas ao juiz. “Ontem, o português fez o tudo o que podia para evitar que o Barça ganhasse a quarta (Liga dos Campeões) no Santiago Bernabéu (local da decisão do torneio). Mas apesar de ajudar muito a Inter, o 3 a 1 pode ser superado no Camp Nou”, assinalou o jornal.
O As também falou dos erros de arbitragem, mas a publicação de Madri acha que a Internazionale foi mais prejudicada. “Benquerença inventou um impedimento de Diego Milito e depois uma falta de Eto’o quando o jogo estava 0 a 0”. Para a publicação, Messi merecia ser expulso por uma jogada com Maicon.
A imprensa italiana fez vários elogios à atuação da Internazionale e ao técnico José Mourinho. O jornal La Gazzetta dello Sport, que há alguns dias chamou Messi de “marciano”, parece ter mudado um pouco sua opinião. “MegaInter. Os marcianos somos nós. Se os jogadores do Barcelona são marcianos, a equipe de Mourinho também merece a cidadania. Entre os dois mundos, não há mais uma galáxia de diferença”, afirmou a publicação.
O Il Corriere dello Sport também fez comentários positivos sobre o desempenho do time de Milão. “Tratou-se de uma Inter como nunca se viu e que merece estar na final. Três gols no Barcelona não são marcados de forma casual”, analisou.
Já o La Repubblica preferiu manter os pés no chão. “O acesso à decisão ainda não está garantido, porque haverá outro grande encontro como o de ontem”, salientou a publicação.
Os diários italianos foram unânimes em lamentar a atitude de Mario Balotelli. Após o fim do jogo, o atacante ofendeu torcedores da Inter que o vaiavam. Além disso, ele tirou a camisa e a atirou no chão, em gesto mal recebido por seus companheiros de equipe e dirigentes.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas