UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/07/08/primeira-selecao-eliminada-em-campo-da-copa-14-timor-leste-usa-lacos-com-brasil-para-evoluir.htm
  • Primeira seleção eliminada em campo da Copa-14, Timor Leste usa laços com Brasil para evoluir
  • 29/03/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
08/07/2011 - 07h01

Primeira seleção eliminada em campo da Copa-14, Timor Leste usa laços com Brasil para evoluir

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Timor Leste perdeu duas vezes para o Nepal e foi a primeira seleção a se despedir da Copa-2014

    Timor Leste perdeu duas vezes para o Nepal e foi a primeira seleção a se despedir da Copa-2014

O sonho de disputar a Copa do Mundo-2014 já terminou para algumas seleções, que mal puderam alimentar as esperanças de participar do torneio. Enquanto algumas das principais equipes do mundo ainda nem conhecem seus adversários nas eliminatórias para o Mundial, outras se contentam em ter que acompanhar a competição pela TV. Uma delas teve a nada honrosa primazia de ser a primeira eliminada em campo: Timor Leste.

No último sábado, Timor Leste foi goleado por 5 a 0 pelo Nepal em Katmandu, na partida de volta da primeira fase das eliminatórias asiáticas para a Copa-2014. No jogo de ida, os timorenses até deram trabalho, mas perderam por 2 a 1 para os adversários em Katmandu. Sim, você leu corretamente: os dois duelos foram disputados na capital nepalesa.

Como o Timor Leste não tem a infraestrutura necessária para receber uma partida deste nível, optou-se por sediar os dois jogos no Nepal. Este é apenas uma das dificuldades enfrentadas pelos timorenses para fazer o futebol se desenvolver no país. A seleção ocupa o 202º no ranking da Fifa (divulgado em junho), com apenas três pontos. A equipe aparece à frente apenas de Andorra, San Marino, Montserrat, Samoa Americana e Papua Nova Guiné, que não tem pontos. Perto dos timorenses, o Nepal seria uma potência: a seleção ocupa o 148º no ranking da Fifa (136 pontos).

O “privilégio” de Timor Leste ser a primeira seleção eliminada em campo só foi possível por um problema nas eliminatórias da Concacaf. Após vencer Montserrat por 5 a 2, a seleção de Belize foi suspensa temporariamente pela Fifa devido à interferência do governo na federação local. O jogo de volta estava marcado para 19 de junho e foi adiado. A seleção de Belize até estava ameaçada de ser excluída da competição, mas a Fifa retirou a punição. O confronto será realizado antes do dia 17 deste mês em campo neutro.

O Timor Leste se associou à Fifa em setembro de 2005, mas a estreia da seleção nos gramados foi dois anos antes. A rotina de derrotas começou com 3 a 2 para Sri Lanka em março daquele ano, nas eliminatórias da Copa da Ásia-2004. Em 22 partidas oficiais, os timorenses sofreram 21 derrotas (para adversários como Brunei, Camboja, Taiwan, Hong Kong, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Nepal, Filipinas, Sri Lanka e Tailândia); seu melhor resultado foi um empate por 2 a 2 com o Camboja em 2008.

Embora a eliminação tenha deixado o Timor Leste longe do Brasil em 2014, os laços entre os dois países vão além da língua portuguesa. O brasileiro Antônio Carlos Vieira é o atual treinador da seleção timorense. Como jogador, ele atuou por clubes paranaenses. Em sua carreira como técnico, ele comandou times da Venezuela, Malta, El Salvador e a seleção de Belize.

Para deixar de ser um adversário pouco temido pelos adversários, Timor Leste também aproveita os laços com o Brasil para ajudar a desenvolver seu futebol. A seleção viaja ao país e à Austrália para passar por um período de treinos.

Além disso, a Federação Timorense tem convidado atletas com alguma ligação com o país para que se naturalizem e, desta forma, estejam aptos a defender a seleção. Os efeitos destas estratégias só serão sentidos a longo prazo, pelo menos até a Copa do Mundo-2018. Até lá, o Timor Leste ainda deve sofrer como um dos “sacos de pancada” do futebol mundial.

Placar UOL no iPhone