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13/07/2011 - 18h09

Após reportagem do UOL, Governo federal pede que MT explique escolha do VLT

Vinícius Segalla
Em São Paulo
  • O deputado estadual José Riva (PP) é o principal defensor do VLT em Cuiabá

    O deputado estadual José Riva (PP) é o principal defensor do VLT em Cuiabá

O Ministério das Cidades solicitou, por meio de ofício, ao governo de Mato Grosso que explique a decisão de alterar o sistema de transporte para a Copa do Mundo Fifa 2014 de BRT (Bus Rapid Transit)  para VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).  O governo federal quer que o órgão estadual responsável pela decisão (Agecopa) forneça as informações técnicas que fundamentaram a referida decisão. O pedido vem depois de o UOL Esporte ter publicado reportagem que mostra que os motivos que levaram o governo matogrossense a fazer a opção pelo VLT não foram técnicos.

De acordo com o ministério, "a escolha pelo modal de transporte ideal é de competência dos proponentes – estados e municípios. No entanto, o Governo Federal pode decidir pelo apoio ou não ao empreendimento proposto, de acordo com a análise técnica do projeto". Com relação ao modelo BRT, sempre segundo a pasta, o governo federal já possuía, desde 2009, as informações suficientes que o levaram à tomada da decisão de financiar o modal.

Para a construção de dois corredores de BRT e um corredor simples, a cidade de Cuiabá obteve um empréstimo de R$ 451 milhões junto a Caixa Econômica Federal. O ministério afirma que este dinheiro pode ser perdido com a opção matogrossesens pelo VLT. "Há, sim, esta possibilidade (de perder o financiamento), que dependerá da decisão superior do governo federal, uma vez que a decisão do governo estadual é diferente do compromisso assumido perante a União, assinado em Matriz de Responsabilidades no dia 13 de janeiro de 2010", diz o informe do Ministério das Cidades.

Conforme o UOL Esporte apurou, a troca de modal foi feita em virtude da pressão política do deputado José Riva (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que afirma estar convencido de que a melhor opção para Cuiabá é o VLT. A base de sua convicção é um estudo de dez páginas que obteve junto a uma empresa que fornece sistemas para trens, a TTRans. Por outro lado, o próprio governo estadual produziu um estudo de 124 páginas - jamais divulgado, mas que foi obtido pelo UOL Esporte - que afirma ser o BRT a melhor opção.

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