UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/07/19/senado-pede-que-mp-investigue-denuncia-de-lobby-da-fifa-por-parceiros.htm
  • Senado pede que MP investigue denúncia de lobby da Fifa por parceiros
  • 19/04/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Projeção de como ficará a Arena Pernambuco, que sediará a Copa do Mundo em Recife

Projeção de como ficará a Arena Pernambuco, que sediará a Copa do Mundo em Recife

19/07/2011 - 13h36

Senado pede que MP investigue denúncia de lobby da Fifa por parceiros

Gustavo Franceschini
Em São Paulo

O Senado Federal aprovou um relatório que cobra a apuração de denúncias de que a Fifa está fazendo lobby por seus parceiros comerciais em obras da Copa. O pedido dos parlamentares é uma das conclusões do documento elaborado pela sub-comissão da casa que promete acompanhar as obras relacionadas ao Mundial de 2014.

O relatório é o resultado de meses de audiências públicas com representantes de quase todas as 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Em cada uma delas, responsáveis por um município compareceram no Senado para explicarem as ações que estão realizando.

Um dos representantes foi Silvio Bompastor, que ocupava interinamente o cargo de secretário extraordinário estadual para a Copa do Mundo em Pernambuco. Segundo o relatório, Bompastor teria falado sobre “intervenção” da Fifa em procedimentos públicos de licitação.

A entidade teria pedido a contratação de parceiros privados para partes das obras do estádio como sistemas de iluminação, grama, placar e “dezenas e dezenas de itens”. Hipólito Gadelha, o funcionário da subcomissão que redigiu o relatório, ouvido pela reportagem, explicou que Bompastor não deu maiores detalhes do lobby.

“Tal atitude viola expressamente, a um só tempo, o princípio constitucional da impessoalidade e da imoralidade; é, portanto, fundamental que se promova uma rápida apuração dos fatos pelos Tribunais de Contas e pelo Ministério Público, pois aqui se veem presentes indícios de crimes tipificados na Lei de Licitações”, disse o documento, aprovado pelo senador Vital do Rego, relator da subcomissão.

A denúncia de que a Fifa faz lobby por seus parceiros não é nova. No início de junho, a Folha de S. Paulo publicou cópias de e-mails de dirigentes e do consultor de estádios do Comitê Organizador sugerindo que as cidades adotassem parceiros da entidade. Na época, o jornal também registrou o depoimento de Bompastor ao Senado.

Procurado pela reportagem do UOL Esporte para repercutir o caso, Bompastor negou as declarações e se mostrou arredio. “Eu não quero falar mais sobre esse assunto. Deturparam o que eu disse. Eu já soltei uma nota oficial sobre o assunto e não tenho mais nada a dizer”, disse o político.

Na referida nota oficial, divulgada à época da publicação da matéria da Folha de S. Paulo, ele explica suas declarações. “No Estado de Pernambuco a obra de construção da Arena Pernambuco é uma obra privada, que está sendo erguida pela iniciativa privada e nós não temos nenhum problema em recebermos as indicações e sugestões e encaminhá-las para a construtora”, disse Bompastor.

Placar UOL no iPhone