UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/07/29/ministerio-publico-vai-impetrar-acao-na-segunda-feira-para-parar-obra-no-maracana.htm
  • Ministério Público vai impetrar ação na segunda-feira para parar obra no Maracanã
  • 28/03/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Procurador quer que as obras no estádio sejam paralisadas já na semana que vem

Procurador quer que as obras no estádio sejam paralisadas já na semana que vem

29/07/2011 - 15h06

Ministério Público vai impetrar ação na segunda-feira para parar obra no Maracanã

Vinícius Segalla
Em São Paulo

O procurador Maurício Andreiuolo, do Ministério Público Federal (MPF), vai entrar na próxima segunda-feira com uma ação judicial para que as obras de reforma no Maracanã sejam interrompidas. Um pedido de liminar vai acompanhar a ação, pois o objetivo do procurador é que cessem todas as atividades no estádio já na semana que vem. 

O argumento do MPF é o de que a permissão concedida pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a demolição da cobertura do estádio é ilegal, uma vez que o Maracanã foi tombado e, no argumento do procurador, não poderia sofrer alterações estruturais, como a construção de uma nova cobertura.

Andreiuolo argumenta que não se pode permitr a demolição de bens tombados e que as autoridades do Iphan "exorbitaram de suas funções e violaram dispositivos legais". Ainda segundo o procurador, o superintendente regional do Iphan no Rio de Janeiro, Carlos Fernando Andrade, deveria ter consultado a área técnica do instituto antes de permitir a demolição da marquise. A ação do MPF vai pedir que a Justiça determine que o Iphan admita que incorreu em ato ilegal e que emita novo documento regulador das obras, mantendo a marquise intocável.

O Iphan rebate as colocações do procurador. Ao UOL Esporte, o instituto afirmou que os bens podem ser tombados por motivos diferentes: artístico, histórico, paisagístico e etnográfico. O Maracanã se enquadra neste último caso, modalidade de tombamento que contempla a prática cultural para qual o bem tombado serve de palco.

Assim, no raciocínio do Iphan, a prática que motivou o tombamento não deve nunca ser interrompida, sob pena de se descumprir a essência desse tipo de tombamento. Assim, no caso do Maracanã, intervenções e modernizações capazes de viabilizar o futebol em alto nível devem ser permitidas, após análise do Iphan, para que o tombamento se faça valer e seja cumprido em sua essência primordial.

Placar UOL no iPhone