UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/08/02/governo-cria-secretaria-de-seguranca-para-cuidar-da-copa-e-das-olimpiadas.htm
  • Governo cria secretaria de Segurança para cuidar da Copa e das Olimpíadas
  • 28/03/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
02/08/2011 - 13h04

Governo cria secretaria de Segurança para cuidar da Copa e das Olimpíadas

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira o decreto que cria a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, pensada para atuar na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. José Botelho, delegado da Polícia Federal, foi designado como titular da pasta.

Além dos grandes eventos esportivos, a secretaria vai cuidar de eventos internacionais, como a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), além da  Copa das Confederações e das Paraolimpíadas. Para o trabalho, foram criadas quatro diretorias: de operações, de inteligência, de logística e de projetos especiais.

“Todas as ações (adotadas pela nova Secretaria) visam à modernização”, afirma Botelho. Nesse sentido, ele destaca a importância da capacitação das forças de segurança – por meio de programas de aquisição de equipamentos e do uso de tecnologias – e a realização de cursos para os profissionais que atuarão nos eventos.

A principal estratégia da nova estrutura é buscar integração entre os órgãos federais, estaduais e municipais. Os 12 estados que receberão jogos do Mundial já foram ouvidos e apresentaram suas necessidades, que serão analisadas por técnicos da Secretaria, integrantes do Ministério do Planejamento e do Grupo Executivo da Copa (Gecopa). A análise dos pedidos delimitará o volume de recursos aplicados pelo Governo Federal, por meio da Secretaria, que terá orçamento próprio.

Placar UOL no iPhone