UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/09/12/apos-braco-de-ferro-com-fifa-governo-divulga-nesta-semana-a-lei-geral-da-copa.htm
  • Após braço de ferro com Fifa, governo divulga nesta semana a Lei Geral da Copa
  • 23/04/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Presidente do Brasil Dilma Rousseff deve assinar a Lei Geral da Copa até a próxima 6ª

Presidente do Brasil Dilma Rousseff deve assinar a Lei Geral da Copa até a próxima 6ª

12/09/2011 - 07h00

Após braço de ferro com Fifa, governo divulga nesta semana a Lei Geral da Copa

Ricardo Perrone e Thales Calipo
Em São Paulo

Depois de uma demorada queda de braço entre Governo Federal e Fifa, deve ser assinada pela presidente Dilma Rousseff, até sexta-feira, a Lei Geral da Copa,. Em seguida, ela será encaminhada ao Congresso Nacional. Também nesta semana deve ficar pronta a Matriz de Responsabilidades da Copa, que inclui tarefas dos governos municipais, estaduais e federal. Os dois documentos são vitais para a organização do Mundial de 2014.

A Lei Geral da Copa é um conjunto de regras que será incorporado à legislação brasileira a pedido da Fifa. São exigências como facilidades para obtenção de vistos de trabalho para o estafe da entidade internacional e diversas medidas de proteção aos produtos licenciados pela Fifa. A federação terá um leque de outros benefícios.

O Ministério do Esporte esperava já ter a nova lei pronta em março, porém, a discussão foi mais longa.  Dilma quis evitar mudanças radicais nas leis brasileiras para atender à Fifa. Ela foi, principalmente contra a anulação temporária de leis já existentes. Na última vez em que examinou o documento, Dilma discordou de pelo menos três temas, que não foram revelados. Houve um ajuste para agradá-la.

Apesar de ser um pacote que facilitará a vida da Fifa no Brasil, Dilma quer usar a Lei Geral também para controlar a entidade. Seus ministros foram orientados a andar com a cópia das regras na pasta. Nada que esteja fora do pacote será atendido pelo governo. É uma maneira de botar um freio nas exigências.

Já a Matriz de Responsabilidades tem como objetivo deixar documentada a obrigação de cada nível de governo na organização. A expectativa é que isso evite um jogo de empurra na hora de arregaçar as mangas.

Governadores e prefeitos também já foram avisados de que a presidente não será tolerante com quem descumprir as regras. Cidades e Estados que perderem prazos para obter o financiamento para as obras de mobilidade urbana, por exemplo, terão que se virar com soluções provisórias, pois ficarão sem o dinheiro.

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014

Placar UOL no iPhone