UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/09/16/trabalhadores-fazem-piquete-na-porta-do-mineirao-a-espera-de-dilma-rousseff.htm
  • Trabalhadores fazem piquete na porta do Mineirão à espera de Dilma Rousseff
  • 28/03/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
Trabalhadores em ação no Mineirão; nesta sexta, grupo fez piquete na frente do estádio

Trabalhadores em ação no Mineirão; nesta sexta, grupo fez piquete na frente do estádio

16/09/2011 - 10h07

Trabalhadores fazem piquete na porta do Mineirão à espera de Dilma Rousseff

Rayder Bragon*
Em Belo Horizonte (MG)

Os trabalhadores do Mineirão, ao contrário do que foi divulgado na última quinta-feira, seguem protestando contra as suas condições de trabalho. Nesta sexta, um grupo de operários, munidos com alto-falantes e um carro de som, estão fazendo um piquete na frente do estádio pedindo melhorias, à espera da presidente Dilma Rousseff.

O protesto é encabeçado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil, que não representa legalmente os trabalhadores, mas está apoiando a causa. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada de Minas Gerais (Siticop), que tem o direito de falar pelos operários, não apoia a greve e não está presente no piquete.

Ricardo Barra, diretor-presidente do consórcio Minas Arena, responsável pela obra, classificou a manifestação como "oportunista". Ele argumentou que o acordo firmado com os trabalhadores em junho está sendo cumprido à risca, que os protestos tentam aproveitar a presença da presidente e que espera todos de volta na próxima segunda-feira. 

Osmir Venuto, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil, argumenta que o acordo firmado em junho, data da primeira paralisação, não está sendo cumprido. Os trabalhadores exigem do consórcio que toca as obras melhorias salariais, planos de saúde extensivos à família, aumento no vale-refeição, equipamentos de segurança e melhorias nos banheiros.

A ideia do protesto é mobilizar a presidente Dilma Rousseff, que irá ao Mineirão nesta sexta para a festa dos “Mil dias para a Copa”. A agenda da política prevê a chegada no estádio às 10h30, mas não se sabe se ela terá contato diretor com os manifestantes.

*colaborou Gustavo Franceschini
 

Placar UOL no iPhone