UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/09/22/atrasada-obra-do-estadio-arena-das-dunas-rn-da-lugar-a-micareta.htm
  • Atrasada, obra do estádio Arena das Dunas (RN) dá lugar a micareta
  • 29/03/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
Imagem do Carnatal de 2010; evento acontece em volta do estádio Machadão

Imagem do Carnatal de 2010; evento acontece em volta do estádio Machadão

22/09/2011 - 06h01

Atrasada, obra do estádio Arena das Dunas (RN) dá lugar a micareta

Vinícius Segalla*
Em São Paulo

A Arena das Dunas, estádio que está sendo construído em Natal (RN) para receber os jogos da Copa do Mundo, foi o último a entrar em obras entre as arenas do Mundial. O início dos trabalhos se deu no dia 15 de agosto deste ano, com os serviços de terraplanagem. O estado foi o último a fechar negócio com uma construtora, a OAS, e a empreitada só atingirá o ritmo necessário após a demolição do estádio Machadão e do ginásio Machadinho, localizados exatamente onde será a nova arena.

Apesar disso, a demolição do estádio só poderá acontecer a partir da segunda semana de dezembro. É que a área escolhida para erguer o estádio para 42 mil pessoas é a mesma onde acontece o Carnatal, tradicional micareta (carnaval fora de época) do Rio Grande do Norte que é o principal evento do calendário turístico de Natal. A folia está marcada para os dias 1, 2, 3 e 4 de dezembro, datas em que a obra terá que ser paralisada. E, antes da festa, nada de demolição.

SÓLIDO ATÉ DEZEMBRO

  • Divulgação

    Até que os trios elétricos do Carnatal passem por lá, o estádio do Machadão não vai ceder espaço para a Arena das Dunas

A situação é justificável. A cada edição, o Carnatal atrai 1 milhão de foliões por noite de evento, gera 10 mil empregos diretos e 30 mil indiretos, segundo o Sine-RN (Sistema Nacional de Empregos). Estrela da agenda de eventos da cidade desde 1991, a micaereta é tão importante cultural e economicamente para Natal que a Secopa-RN (Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo) se coloca em posição defensiva quando o assunto é perturbar a festa.

Em junho, o secretário da Secopa, Demétrio Torres, após tentativas fracassadas junto à empresa organizadora do Carnatal para mudar o local do evento, anunciou que havia-se chegado a um entendimento. "Eles (a empresa organizadora) pediram para isolar o mínimo possível de área (em obras), o que foi atendido", contou.

A fala do secretário era quase uma justificativa para as reduções que sofrerá o evento em virtude das obras para o estádio da Copa: o tradicional "Corredor da Folia" não será montado em torno das arenas Machadão e Machadinho, e o percurso terá que ser reduzido em 800 metros, passando a ter três quilômetros de extensão.

Nada que gere perda de interesse dos foliões, que vão desembolsar, em média, R$ 500 para participar da festa, que terá Chiclete com Banana, Ivete Sangalo e Asa de Águia, entre outras estrelas do Axé da Bahia.

PROJETO REDUZIDO

  • Divulgação

    10.000 assentos localizados atrás dos gols não terão cobertura na Arena das Dunas

 

Projeto perde cobertura

O projeto original da Arena das Dunas, de R$ 420 milhões, previa que 100% dos 42 mil lugares (10 mil deles tornados removíveis a posteriori) estariam sob cobertura contra a chuva e o sol. O governo estadual anunciou na quarta-feira, porém, haverá 10 mil assentos sem cobertura, graças a uma alteração realizada no projeto inicial para baratea-lo em 5%. É que a primeira licitação feita pelo Estado à procura de interessados em construir a arena resultou deserta.

Foi preciso reduzir custos para que as construtoras se convencessem da viabilidade e potencial de retorno do negócio, em uma praça esportiva que não conta com equipes que normalmente disputam os principais campeonatos nacionais.

“Esta mudança foi feita normalmente, do primeiro para o segundo edital. A Fifa tomou conhecimento e autorizou”, explicou-se o secretário Demétrio Torres. Outras simplificações aconteceram, como a renúncia em demolir três prédios do governo potiguar vizinhos ao Machadão.

Outro lado

De acordo com a Secopa-RN, "as obras da Arena das Dunas seguem, rigorosamente, o cronograma estabelecido pelo Comitê Organizador Local (COL-FIFA)". Ainda segundo o órgão, "com relação à realização do Carnatal, o evento não impedirá a continuidade dos trabalhos do estádio Arena das Dunas, que é feito em canteiro de obras fechado onde o evento não tem acesso".

Segundo consta na matriz de responsabilidade assinada entre o Ministério do Esporte e todas as cidades-sede brasileiras em janeiro de 2010, porém, as obras na Arena das Dunas deveriam ter começado em abril deste ano. Mas, na realidade, só tiveram início, com serviços de terraplanagem, em agosto. O prazo previsto para a entrega do estádio era dezembro de 2012. Em janeiro de 2011, entretanto, uma "readequação" empurrou o término da obra para outubro de 2013. 

Esta não foi a última "readequação". A Secopa informa que sua mais recente atualização do prazo de entrega, ocorrida em agosto deste ano, estipula como prazo de entrega do estádio o mês de dezembro de 2013. Assim, diz a secretaria, dentro deste novo cronograma, a obra não estaria atrasada. 

Com relação às obras e o Carnatal, para seguir o cronograma de entrega original, e mesmo para respeitar o que foi alterado em janeiro de 2011, o estádio do Machadão teria que estar totalmente demolido antes de dezembro deste ano. Apenas na última readequação do cronograma da obra, feita, entre outros motivos, para viabilizar a realização do Carnatal no local dos trabalhos, é que a implosão do Machadão ficou prevista para depois da micareta.

 

* Colaborou Bruno Thadeu

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014

Placar UOL no iPhone