UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/09/28/ainda-sem-dinheiro-atletico-pr-marca-inicio-das-obras-da-arena-para-o-proximo-dia-4.htm
  • Ainda sem dinheiro, obras da Arena da Baixada terão início simbólico no dia 4
  • 24/04/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
28/09/2011 - 12h08

Ainda sem dinheiro, obras da Arena da Baixada terão início simbólico no dia 4

Do UOL Esporte
Em Curitiba
  • Com financiamento indefinido, início das obras da Arena da Baixada ainda é uma incógnita

    Com financiamento indefinido, início das obras da Arena da Baixada ainda é uma incógnita

Um evento, programado para a próxima terça-feira, dia 4 de outubro, pretende marcar o início das obras de conclusão do estádio Arena da Baixada, do Atlético-PR, com vistas à Copa do Mundo de 2014. A decisão foi anunciada na reunião do Conselho Deliberativo do clube, realizada na noite de terça-feira.

Na reunião - marcada para discutir os últimos detalhes, antes do início das obras - a pergunta principal não foi respondida: de onde sairá o dinheiro para o empreendimento. Segundo relato do jornal Gazeta do Povo, o presidente da Comissão Interna para a Copa, Mário Celso Petraglia, não conseguiu explicar como será a engenharia financeira para a obra.

De acordo com plano de financiamento, o Atlético terá que bancar 1/3 do valor total da obra. Os outros 2/3 são de responsabilidade do poder público, o governo do Paraná e a Prefeitura da Curitiba.

A Agência de Fomento Estadual deve tentar negociar um empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e depois repassará o clube, tendo como garantia títulos de potencial construtivo emitidos pela Prefeitura.

De concreto, os conselheiros aprovaram a constituição da Sociedade de Propósito Específico (SPE), pessoa jurídica necessária para que o clube tome os empréstimos. O Conselho também discutiu o orçamento da obra e estabeleceu que ele não poderá ultrapassar o limite líquido de R$ 180 milhões. O próximo passo será a realização de uma concorrência para a contratação da construtora que irá tocar os trabalhos. 

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014

Placar UOL no iPhone