UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/10/05/com-reuniao-dilma-espera-brecar-ameacas-da-fifa-sobre-a-copa-2014.htm
  • Com reunião, Dilma espera brecar ameaças da Fifa sobre a Copa-2014
  • 28/03/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Dilma Rousseff se reuniu com Jerome Valcke para acabar com ameaças veladas da Fifa

Dilma Rousseff se reuniu com Jerome Valcke para acabar com ameaças veladas da Fifa

05/10/2011 - 00h00

Com reunião, Dilma espera brecar ameaças da Fifa sobre a Copa-2014

Ricardo Perrone e Thales Calipo
Em São Paulo

Depois de se reunir com o secretário-geral Jerome Valcke, a presidente Dilma Rousseff espera acabar com as ameaças veladas da Fifa de tirar a Copa do Mundo de 2014 do Brasil. A presidente estava incomodada com a situação, pois levar a culpa pela transferência da sede do Mundial faria um grande estrago em sua popularidade.

A preocupação em acabar com esses comentários ajudou a presidente a aceitar se reunir com Valcke em Bruxelas. O encontro foi uma forma de cessar os ataques da Fifa. O governo federal acredita que as ameaças foram lançadas sem assinatura na imprensa pela federação. A meta seria forçar Dilma a ceder em relação a lei geral da Copa.

A estratégia, então, foi atender ao ministro Orlando Silva Júnior, que pediu urgência no encontro com a Fifa. Por isso o evento aconteceu em Bruxelas. Em Brasília, demoraria mais para aparecer uma brecha na agenda presidencial.

Ao ser atenciosa com o ministro do Esporte, Dilma tentou mostrar à Fifa que é mais produtivo usá-lo como interlocutor da presidência do que fazer pressão via imprensa. Orlando vinha sendo escanteado pela entidade e pelo COL (Comitê Organizador Local).

Foi dado o recado para a entidade, nas próximas vezes, procurar o ministro a fim de que ele faça a ligação com a presidente para solucionar problemas longe do público.

A manobra presidencial surtiu efeito rapidamente. Logo após o encontro, a Fifa desmentiu a intenção de levar a Copa para outro país.

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014

Placar UOL no iPhone