Infraestrutura aeroportuária é um dos itens que mais preocupa o país para a Copa
O governo federal espera que o país receba 600 mil turistas estrangeiros visitando o Brasil durante a Copa do Mundo de 2014. Além deles, segundo o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, 1,1 milhão de brasileiros viajarão pelo país ao longo do torneio. No total, a Copa do Mundo será responsável por 5,9 milhões de viagens, acredita o ministério.
O governo estima ainda que, por contas das Olimpíadas, o número de turistas estrangeiros no Brasil seja de 10% a 15% superior ao que será registrado em 2015. Segundo site informativo da indústria turística brasileira, o evento no Rio de Janeiro deve atrair 400 mil turistas só no período de realização dos jogos.
Os aeroportos brasileiros podem ser considerados o calcanhar de Aquiles na preparação do país para os eventos esportivos internacionais que irá sediar. A situação dos terminais é considerada crítica em todas as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
Além disso, todas elas apresentam problemas de mobilidade urbana, com obras bastante atrasadas, de acordo com a Subcomissão Parlamentar Temporária Copa 2014, Olimpíada e Paraolimpíada 2016.
De acordo com o balanço das ações do Brasil para a Copa divulgado pelo Ministério do Esporte no dia 14 de setembro, cinco dos 13 aeroportos das cidades-sedes para o Mundial ainda não haviam iniciado as obras. Belo Horizonte, Fortaleza, Manaus, Recife e Salvador são as cidades que ainda não haviam tirado do papel as obras nos aeroportos.
Sair