Voluntário dá informação a turista na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul
O Ministério do Turismo quer treinar os voluntários que trabalharão na Copa do Mundo de 2014 e na Olimpíada de 2016. Na semana que vem, o ministro Gastão Vieira vai a Madri negociar com a OMT (Organização Mundial de Turismo) a realização de cursos no Brasil.
Os cursos visam, primeiramente, formar mais voluntários brasileiros para a OMT. Futuramente, as pessoas treinadas vão recrutar, formar e selecionar voluntários para atuar nos dois grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos.
O curso da OMT pleiteado pelo Brasil é focado na organização e gestão de megaeventos esportivos. Ele será dirigido a jovens com mais de 20 anos de idade e que queiram participar de projetos de cooperação internacional ligados ao turismo.
Segundo a OMT, o turismo nas Américas cresceu 6% no primeiro semestre de 2011, índice acima da média mundial. No mesmo período, o Brasil avançou 5%, com grande peso do desenvolvimento verificado nas 12 cidades-sede da Copa. Essas cidades representam para o turismo mais de 70% da movimentação financeira gerada pelo setor no país.
Sair