Topo

Gareca defende argentinos do Palmeiras e se diz certo de que time não cai

Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

01/09/2014 18h33

Demitido nesta segunda-feira (01), o técnico argentino Ricardo Gareca deixou um legado complicado no Palmeiras. O time alviverde é o 16º colocado do Campeonato Brasileiro – portanto, o último entre os que não integram a zona de rebaixamento –, mas tem os mesmos 17 pontos do Criciúma, que está na faixa da degola. Além disso, tem um elenco moldado pelo treinador, com quatro jogadores argentinos contratados a pedido dele (Tobio, Allione, Mouche e Cristaldo). Momentos depois de ter sido dispensado, Gareca disse em entrevista exclusiva ao UOL Esporte que nenhum dos assuntos vai ser um problema para o clube.

“Nós acreditamos que a equipe vai sair dessa situação. Por isso é que queríamos ficar no Palmeiras. Estou convencido de que o time vai se recuperar”, sentenciou Gareca em entrevista por telefone. Contratado neste ano para substituir Gilson Kleina, o argentinou comandou o time alviverde em 13 partidas, com quatro vitórias, um empate e oito derrotas.

“Estou muito triste porque é um clube magnífico, com uma torcida magnífica. Nós queríamos ficar porque é uma experiência formidável, mas os resultados foram maus. Peço desculpas e agradeço a todos que tiveram colaboração conosco. Foi uma boa experiência porque há coisas boas. O Brasil é um país maravilhoso, e as pessoas são boas”, completou o treinador.

Gareca tinha contrato com o Palmeiras até junho de 2015. A diretoria vai bancar a multa rescisória do vínculo, e o sucessor dele terá de administrar um espólio que não contará apenas com pressão por resultados melhores. Há também os jogadores contratados a pedido do argentino.

“São jogadores bons, profissionais, que vão demonstrar suas qualidades no Palmeiras. O clube não terá nenhum problema porque são grandes atletas”, avaliou Gareca.

O argentino foi informado sobre a demissão nesta segunda-feira, momentos antes de um treino em São Paulo. Ele já se despediu do elenco, mas deve permanecer mais dois ou três dias no Brasil.

“Fui pego de surpresa, mas somos um corpo técnico do futebol e entendemos a situação”, afirmou Gareca. “Agora é com meu advogado. Ele é que vai se reunir com a diretoria do Palmeiras”, finalizou.