A última passagem do Corinthians pelo Rio Grande do Sul mudou a história do clube. Em 2007, a equipe deixou o território gaúcho rebaixada e em forte crise. Neste fim de semana, a delegação alvinegra retornou pela primeira vez ao Estado, mas agora desfrutando de condição, ambiente e status bastante distintos.
O Corinthians chegou na madrugada deste domingo a Caxias do Sul como o "velho Corinthians": vaga garantida na Série A, título da Segundona conquistado e uma base forte formada para a próxima temporada.
Natural de Santa Cruz do Sul, interior gaúcho, Mano Menezes comandará a equipe alvinegra pela primeira vez em seu Estado de origem. Assim como o Corinthians, disputará seu primeiro jogo no Rio Grande do Sul desde o dia 2 de dezembro do ano passado.
Na época, contudo, o treinador ainda estava do outro lado. Ele comandou o Grêmio no empate por 1 a 1 com o Corinthians, resultado que determinou a queda do clube do Parque São Jorge no Brasileiro. Agora, atuará diante de seus conterrâneos como o principal responsável pela recuperação do time paulista.
E isso tudo logo depois de comemorar o título da Segundona, obtido no último sábado graças à vitória por 2 a 0 sobre o Criciúma e ao empate por 1 a 1 entre Avaí e CRB, em Maceió. O ânimo do treinador e do elenco está mais do que renovado.
"Não importa a divisão ou o campeonato, a responsabilidade é sempre grande em um clube como o Corinthians. A conquista da Série B perdeu importância para alguns porque nós fomos campeões, mas se isso não tivesse acontecido, seríamos bastante cobrados e ela seria importante", opinou Mano.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)