Minotauro (d) contribuiu para o crescimento de Cigano, e o catarinense pode retribuir
Júnior dos Santos, o brasileiro Cigano, conquistou no o direito de disputar o cinturão dos pesos pesados do UFC com sua recente vitória sobre Shane Carwin. Mas, por algumas semanas, ele vai dar um passo atrás e relembrar os tempos em que era um dos ajudantes na preparação de um de seus mestres no octógono: o catarinense vai virar sparring de Rodrigo Nogueira, o Minotauro.
O veterano Minotauro volta a lutar após se recuperar de lesões, participando de cara do UFC 134, no Rio de Janeiro, e vindo de derrota. Ele encara o norte-americano Brendan Schaub, que tem série de quatro lutas sem perder. E, por isso, o brasileiro apostou em se preparar com um dos melhores do evento, coincidentemente seu pupilo, que disputa o cinturão em novembro, contra Cain Velásquez.
Ser um companheiro de treinos e atuar como sparring de Minotauro não é novidade para Cigano, uma vez que ele foi descoberto pelos irmãos Nogueira. Eles conheceram o catarinense em Salvador e ensinaram ao peso pesado o caminho das pedras no MMA, mantendo a parceria até hoje.
“Meu objetivo é tentar puxar o Rodrigo ao máximo e ser útil onde for possível, seja na minha especialidade, o boxe, ou no wrestling”, explicou Cigano, sobre o período de treinos no Rio, a partir da próxima semana. “Hoje estou numa situação boa no UFC, mas ele é meu mestre e amigo, então quero muito ajudar a vencer esta luta e voltar a ser o grande campeão de sempre. Me sinto na obrigação de retribuir o que ele já fez por mim.”
Famoso por seu boxe, Cigano será usado para treinar especialmente o jogo em pé de Minotauro, assim como as quedas e a defesa delas. O catarinense promete não dar mole ao mestre e forçar o trabalho na academia. Mas, mesmo sendo o peso pesado do momento, terá de ter cuidado.
“Vou pegar pesado com ele. Mas quem assiste já sabe que o Rodrigo é casca grossa. É difícil fazer sparing com ele, então vou ter de treinar duro, senão ele pega e bate fácil”, apontou Cigano, mostrando respeito. Além dele, o lutador do Strikeforce Antonio Silva, o Pezão, também ajudará Minotauro.
Minotauro, em recente entrevista ao UOL Esporte, também comentou a relação com o pupilo. Veja:
Apesar de neste período ser responsável pelo treino de Minotauro, Cigano também estará iniciando sua preparação para seu combate mais importante na carreira, contra Velásquez, pelo cinturão dos pesados.
O brasileiro lesionou a mão em seu último combate, quando bateu Shane Carwin, e chegou a passar por sessões de fisioterapia, mas disse que já está melhor para iniciar os treinos com contato e que isso não será problema para a luta de novembro.
Sair