UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/lutas/vale-tudo/ultimas-noticias/2011/08/17/nao-vale-tudo-conhecas-as-regras-o-que-e-proibido-e-os-resultados-do-mma.htm
  • Não vale tudo no MMA: conheça as regras e o que é proibido dentro do octógono
  • 19/03/2024
  • UOL Esporte - Lutas
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra

UFC Rio

Tudo sobre a edição 134 do evento, dia 27/08, no Rio de Janeiro

Arte/UOL
Rígidas regras do MMA visam à integridade física dos lutadores dentro do octógono

Rígidas regras do MMA visam à integridade física dos lutadores dentro do octógono

17/08/2011 - 12h00

Não vale tudo no MMA: conheça as regras e o que é proibido dentro do octógono

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Depois de o esporte surgir como vale-tudo, o MMA - mistura de artes marciais - se organizou durante a década de 1990 e se consolidou nos anos 2000, criando rígidas regras que visam a integridade física dos lutadores. Mas você sabe quais são essas regras?

Aproveitando a volta do UFC ao Brasil e a popularização crescente do esporte, o UOL Esporte explica quais são as regras, o que é proibido e quais são os resultados possíveis do MMA.

Observação: Abaixo listamos as regras unificadas do esporte nos Estados Unidos e que também serão utilizadas no UFC Rio, já que não há no Brasil uma regulamentação oficial no esporte. Existem pequenas variações em alguns países e torneios.

 

REGRAS GERAIS

- Os lutadores devem usar luvas de dedo aberto fornecidas pelo evento.

- Obrigatório o uso de coquilha - equipamento de proteção genital - e protetor bucal

- É permitido - porém, não obrigatório - o uso de sapatilhas, protetores para joelhos, protetores para cotovelos e bandagem para tornozelos e punhos.

- Lutadores que não demonstrarem agressividade ou combatividade, serão advertidos e a luta reiniciada.

O QUE É PROIBIDO

- Cabeçada, dedo no olho, morder, puxar cabelo, beliscar, arranhar e cuspir no adversário

- Ataque à boca do adversário com a mão, à região genital ou ao rim com o calcanhar

- Enfiar o dedo em qualquer orifício, corte ou laceração, e manipular as articulações do adversário

- Ataques à coluna ou parte de trás da cabeça, golpear de cima para baixo usando a ponta do cotovelo, qualquer tipo de ataque à garganta e agarrar a clavícula

- Chutar ou atingir com o joelho a cabeça do adversário que está no chão

- Arremessar o adversário de cabeça no chão ou atirá-lo para fora do ringue

- Segurar calção ou luvas do adversário, assim como agarrar a grade do octógono

- Utilizar linguagem imprópria ou abusiva no ringue ou ser flagrado desrespeitando as instruções do árbitro

- Atacar o adversário nos intervalos, que esteja sob cuidados do juiz ou após a campainha ter anunciado o fim do round

- Sem limitação, evitar contato com adversário, cair de forma intencional, derrubar insistentemente o protetor bucal ou fingir lesão

- Interferência do córner ou jogar toalha durante a luta

- Usar alguma substância escorregadia no corpo

DEFINIÇÃO DE RESULTADOS

Finalização - Quando um lutador recebe uma chave ou um estrangulamento e demonstra clara desistência através de três batidas ou verbalmente. Também há finalização quando o lutador não desiste e desmaia durante um estrangulamento.

Nocaute - Quando um lutadores recebe um golpe e fica inconsciente no momento, decretando o fim precoce do combate

Nocaute técnico - (a) Decisão médica: quando o médico da luta julga que um lutador não tem mais condição de continuar no combate por conta de um corte ou lesão, acabando derrotado; (b) Interrupção do juiz: quando o árbitro central encerra o combate por achar que um dos lutadores não está mais se defendendo ou esboçando reação; (c) Lesão: quando o lutador manifesta desistência ou o juiz encerra a luta em caso de lesão mais visível.
Decisão por pontos dos juízes - Após o término dos rounds, três juízes definirão qual foi o resultado do combate, que pode ser vitória de um dos lutadores ou até mesmo um empate. Essa definição pode ser: (a) Unânime - Quando todos os juizes dão empate ou a vitória a um lutadores; (b) Dividida - Quando um juiz determina a vitória para um atleta e os outros dois para o outro lutador; (c) Majoritária - Quando dois juízes indicam um atleta vencedor, enquanto um terceiro aponta o empate no combate.

Desqualificação - Quando um dos lutadores aplica de forma intencional algum golpe ilegal ou realiza algum movimento proibido. Caso a luta não possa continuar ou o lutador insista em desrespeitar as regras, haverá a desclassificação.

No Contest - Se uma contusão sofrida por golpe ilegal acidental for muito severo e o lutador não puder seguir, o combate deve resultar em ‘no contest’ (sem disputa) caso a luta ainda não tiver completado dois rounds. Após esse limite, o placar dos juízes definirá o vencedor.

Placar UOL no iPhone