UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/lutas/vale-tudo/ultimas-noticias/2011/08/19/parceiro-de-zaga-de-aldo-entra-no-ufc-de-surpresa-contra-cria-de-anderson.htm
  • 'Parceiro de zaga' de Aldo entra no UFC de surpresa, contra cria de Anderson
  • 18/04/2024
  • UOL Esporte - Lutas
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra

UFC Rio

Tudo sobre a edição 134 do evento, dia 27/08, no Rio de Janeiro

Arte/UOL
19/08/2011 - 13h00

'Parceiro de zaga' de Aldo entra no UFC de surpresa, contra cria de Anderson

Maurício Dehò
Em São Paulo

Não são poucos os lutadores de MMA que adoram uma pelada de fim de semana. Um exemplo disso é o estreante no UFC Luis Ramos, o Beição. O detalhe em especial é que o carioca não é apenas companheiro de treinos do campeão José Aldo - uma vantagem e tanto para qualquer lutador -, mas também é parceiro de zaga do peso pena.

Campos e bolas à parte, Beição foi a última adição ao card do UFC Rio. Com a saída de Mike Swick (EUA), por lesão, ele foi chamado a apenas três semanas do evento, e ainda encara um desafio perigoso, ao enfrentar o também novato Erick Silva, pupilo de Anderson Silva e Minotauro.

CONHEÇA LUIS RAMOS, O BEIÇÃO

NASCIMENTO: 18/01/1981, no Rio
CATEGORIA: Meio-médio
ESPECIALIDADES: Muay thai, jiu-jítsu
CARTEL: 19 vitórias e seis derrotas
ÚLTIMAS LUTAS: Vem de três vitórias
RIVAL: Erick Silva

Sua origem, no entanto, mostra que também deve oferecer perigo. Beição é um dos integrantes da academia Nova União, uma das mais tradicionais do Rio e, como citado, recebe dicas diretamente de um campeão para seus combates.

“Quando entrei na Nova União, o Aldo não era nem campeão do WEC ainda. Hoje ele nos passa muita coisa, tenta sempre mostrar um pouco o caminho da vitória para nós”, explica Beição, antes de detalhar a relação com o sempre simpático Aldo fora das academias.

“Sempre jogo uns campeonatos de futebol, e até me chamavam de ‘Xerife’. A zaga toda do meu time é do MMA, inclusive com o Aldo”, conta ele, sobre o que deve ser uma das defesas mais temidas destas peladas.

Surpresa do UFC e o duelo com Erick Silva

Beição contou como foi chamado aos 45min do 2º tempo para o UFC e revelou que, a princípio, não acreditou. Foi o próprio José Aldo quem ligou para avisar ao amigo, que não deu bola.

“Eu estava jantando e o Aldo me ligou falando que eu ia lutar o UFC. Na hora nem levei a sério, xinguei ele de brincadeira e desliguei. Deu um minuto ele ligou de novo: ‘pô, é sério!’”, afirmou o carioca, de 30 anos.

O lutador vinha de uma vitória no dia 23 de julho e tinha acabado de retornar aos treinos para competir no Amazon Fight quando recebeu a notícia, no último dia 5. Com isso, ele abreviou o prazo que aguardava para entrar no UFC. Após bater na trave algumas vezes, a previsão era de ser contratado só no início de 2012.

“Agora venho de três vitórias seguidas e estou preparadíssimo. Mas a vantagem é do Erick, que está focado há meses para a luta. O favoritismo é dele, mas estou chegando para tentar desbancar”, analisou o lutador.

Do vale-compras ao UFC: Beição já foi até vidraceiro para poder lutar

Viver de lutas muitas vezes não acontece de um dia para o outro. E assim ocorreu com Beição. O carioca cresceu em Copacabana e queria jogar bola, mas foi junto a dois amigos para uma academia com aulas de muay thai, aos 14 anos. Primeiramente, estudava e treinava. Em seguida, foi trabalhar para se manter, chegando a fazer serviços até de vidraceiro, até se estabelecer dando aulas. Na foto ao lado, ele mostra um pouco das dificuldades. Em uma vitória no muay thai, recebeu um vale compras de R$ 200, muito diferente do que terá quando subir no octógono do UFC Rio.

 

Placar UOL no iPhone