Um dos lutadores mais polêmicos do UFC, Leben foi suspenso por um ano dos octógonos
O norte-americano Chris Leben ficará um ano afastado dos octógonos, depois de falhar em um exame antidoping. Ele foi testado para o UFC 138, em que enfrentou Mark Muñoz, na Inglaterra, e deu positivo para analgésicos proibidos. Leben foi o último algoz de Wanderlei Silva, no UFC 132 - o brasileiro voltou a vencer este mês no UFC 139.
O anúncio da suspensão foi feito nesta segunda-feira, pelo próprio UFC. No dia 5 de novembro, em Birmingham, na Inglaterra, ele enfrentou Muñoz e foi derrotado após o segundo round. Com o rosto bastante castigado pelo compatriota, seu corner decidiu encerrar o combate.
Nos exames do veterano peso médio, foram encontrados os analgésicos oxicodona e oximorfona, que são listados como substâncias proibidas no regulamento antidoping.
Leben é um dos lutadores mais polêmicos do Ultimate, desde sua participação no reality show The Ultimate Fighter, na primeira temporada do programa. Esta foi a segunda vez que o norte-americano foi pego em exame antidoping, mas a reincidência gerou sua primeira punição.
Leben testou positivo em 2008, quando perdeu para Michael Bisping no UFC 89. Na ocasião, também lutando na Inglaterra, ele teve encontrado em seu corpo um esteroide. Nestes dois casos, em que não há uma comissão atlética, como nos EUA, o UFC contrata uma empresa para realizar os exames.
“Eu gostaria de dizer queaceito a punição e quero me desculpar por envergonhar o UFC, meus amigos, minha família e o MMA”, afirmou Leben, em comunicado. “Estou aprendendo que sou meu pior inimigo algumas vezes. Não posso ter sucesso na vida e no octógono deste jeito. Preciso fazer mudanças sérias para o próximo ano. Vou focar na minha vida e colocar minha carreira na linha.”
Apesar de tudo, o presidente Dana White não prevê demitir o lutador. “Eu gosto de Chris, quero seu bem, mas baseado em suas ações, ele será suspenso por um ano. Se precisar de ajuda profissional, daremos a ele. Queremos que ele tenha sucesso dentro e fora do octógono.”
Leben se juntou ao UFC em 2005 e tem um cartel de 22 vitórias e oito derrotas na carreira - entre os tropeços, já perdeu para Anderson Silva. Ele foi o único lutador que testou positivo no UFC 138, de acordo com a organização.
Sair