UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/lutas/vale-tudo/ultimas-noticias/2012/01/12/aldo-troca-videogame-pela-academia-e-treina-de-madrugada-por-fuso-do-ufc-rio.htm
  • Aldo troca videogame pela academia e treina de madrugada por "fuso" do UFC Rio
  • 10/05/2024
  • UOL Esporte - Lutas
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra

UFC 142

Na segunda edição do UFC Rio, Aldo e Belfort são as estrelas

Divulgação
José Aldo treinou no sol da Barra na quarta, mas tem trocado o dia pela noite para sábado

José Aldo treinou no sol da Barra na quarta, mas tem trocado o dia pela noite para sábado

12/01/2012 - 06h01

Aldo troca videogame pela academia e treina de madrugada por "fuso" do UFC Rio

Jorge Corrêa e Maurício Dehò
Do UOL, no Rio de Janeiro

Apesar de lutarem em casa, os brasileiros que entrarão no octógono do UFC Rio, neste sábado, estão tendo de se adaptar ao “fuso horário” dos combates. O card principal está programado para a 1h da madrugada, o que mudou a rotina de estrelas como José Aldo, campeão dos penas, e o veterano Vitor Belfort. Eles estão tendo de ir para a academia mais tarde que o usual, para fazer o corpo se acostumar com a situação.

Devido ao pay-per-view para a TV norte-americana, o Brasil acabou ficando com a programação invadindo a madrugada. Em agosto, na primeira edição, o card preliminar teve inicio às 19h, agora, está marcado para as 22h. Tanto Vitor quanto Aldo estão esticando a reta final da preparação até as 3h da madrugada para evitar surpresas.

No caso de Aldo, ele acabou trocando as sessões de videogame pela academia e, segundo ele, a adaptação não tem causado problemas. “Os treinos de madrugada têm sido bons. Eu já estou acostumado a dormir lá pela uma da manhã, só estiquei mais umas duas horinhas. Sempre jogo videogame até tarde, agora estou treinando”, sorriu o campeão dos penas, que encara Chad Mendes, norte-americano invicto no MMA.

Segundo o técnico do manauara, Dedé Pederneiras, a questão da adaptação a esse inesperado fuso horário aconteceu de última hora. Ele soube do horário atípico da luta do pupilo cerca de dez dias antes do UFC Rio e desde sábado realiza sessões das 1h às 3h da madrugada, simulando o horário do confronto. O horário do atleta acordar também ficou mais tarde, entre meio-dia e uma hora – o que varia de acordo com a agenda.

“Nós tivemos de adaptar o horário do treino para o da luta, para não termos nenhum tipo de erro. Esse tipo de coisa sempre complica, de certa forma, mas o José já está adaptado”, afirmou Dedé.

Ring girls confessam: "sim! olhamos o bumbum dos lutadores"

Pedro Rizzo, que também participou da preparação do campeão, lembra que o dia da luta sempre é atípico para o lutador. A função da preparação, ainda mais em um caso extremo como esse, é suavizar isso.

“O corpo reage melhor se trabalhar no horário em que está acostumado. Neste trabalho, o Aldo passou confiança em fazer esta alteração, o que é muito importante também psicologicamente”, afirmou o veterano.

O caso de Vitor Belfort, que encara o norte-americano Anthony Johnson, é o mesmo. Como o compatriota Aldo, o carioca afirmou que o esforço vale a pena. “Realmente desta vez tivemos de ir para a academia de madrugada, mas é o necessário para eu me preparar da melhor maneira possível e minimizar este problema”, explicou.

A questão do fuso deve afetar menos os norte-americanos, uma vez que o horário é justamente motivado pelos horários dos lutadores e do público gringo. A Rede Globo anuncia a transmissão apenas para as 2h da madrugada de sábado para domingo, e deve passar apenas três das cinco lutas do card principal.

 

ENQUETE

Vote nos vencedores das lutas

Confira a programação completa do UFC 142, no Rio:
Card principal:

José Aldo (BRA) x Chad Mendes (EUA)
Vitor Belfort (BRA) x Anthony Johnson (EUA)
Rousimar “Toquinho” Palhares (BRA) x Mike Massenzio (EUA)
Erick Silva (BRA) x Carlo Prater (BRA)
Edson Barboza (BRA) x Terry Etim (ING)

 

Card preliminar:
Thiago Tavares (BRA) x Sam Stout (CAN)
Gabriel Napão (BRA) x Ednaldo Lula (BRA)
Yuri Marajó x Michihiro Omigawa (JAP)
Ricardo Funch (BRA) x Mike Pyle (EUA)
Felipe Sertanejo (BRA) x Antonio Carvalho (CAN)

Placar UOL no iPhone