UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/lutas/vale-tudo/ultimas-noticias/2012/01/16/apos-chute-de-cinema-de-edson-barboza-reveja-mais-pernadas-arrasadoras-no-mma.htm
  • Após chute de cinema de Edson Barboza, reveja mais 'pernadas' arrasadoras no MMA
  • 24/04/2024
  • UOL Esporte - Lutas
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra

UFC 142

Na segunda edição do UFC Rio, Aldo e Belfort são as estrelas

Divulgação
Em seu segundo UFC Rio, Barboza manteve a invencibilidade com muito estilo

Em seu segundo UFC Rio, Barboza manteve a invencibilidade com muito estilo

16/01/2012 - 12h00

Após chute de cinema de Edson Barboza, reveja mais 'pernadas' arrasadoras no MMA

Do UOL, em São Paulo

O nocaute de Edson Barboza no último sábado, no UFC Rio, já ficou marcado como um dos mais arrasadores e plásticos da história do evento. O brasileiro conseguiu um belo chute rodado e, com o calcanhar, acertou a ponta do queixo de seu rival, o inglês Terry Etim, que caiu duro na lona da HSBC Arena.

O reconhecimento foi imediato, com o prêmio de melhor nocaute da noite no Rio – o fluminense de Nova Friburgo ainda ganhou o bônus de melhor luta, somando premiação de R$ 230 mil, sem a bolsa.

Mas o dom com os pés não é exclusividade deste brasileiro especialista em muay thai. Pela história do MMA, estão espalhados diversos exemplos de nocautes fulminantes conquistados com os chutes, com técnicas que vão desde o kickboxing e o taekwondo, passando até pela capoeira, por exemplo.

Nomes como Mirko Cro Cop, Anderson Silva e Lyoto Machida se destacaram entre os astros, mas também alguns "anônimos" mostraram talento e criatividade. O UOL selecionou alguns exemplos que mostram que as pernadas podem ser armas de máxima eficiência no ringue. Veja abaixo quem mais já deixou os fãs de boca aberto com o uso dos pés.

Brasileiro usa a capoeira

Apesar de ser uma arte marcial com movimentos complexos e perigosos, a capoeira ainda não é usada com intensidade no MMA. Mas Caio Rocha provou que há espaço. Ele conseguiu um chute parecido com o de Edson Barboza e nocauteou Francisco Neves ao acertar um rodado fulminante no rosto do rival.
Cro Cop nocauteia Wanderlei Silva

O croata Mirko Filipovic, o Cro Cop, ficou conhecido por seus chutes altos, devastadores. Um dos que sofreu um dos mais famosos nocautes contra ele foi o brasileiro Wanderlei Silva. Eles se encontraram no Pride em 2006, e o croata levou a melhor com sua arma predileta.
Napão usa especialidade de Cro Cop

Uma das derrotas mais curiosas da carreira de Cro Cop foi contra o brasileiro Gabriel Gonzaga, o Napão. Especialista em jiu-jítsu, Napão usou o famoso chute alto do croata. O golpe pegou com a canela na cabeça do rival, definindo o nocaute, em 2007.
Matrix: voo usando a grade

Anthony Pettis foi mais um lutador que chocou por ousar na hora do chute. Ele não se limitou a tentar o golpe de pé, ou com um salto. Ele pulou na direção da grade, usou-a como impulso e acertou Ben Henderson. Não foi o suficiente para nocautear, mas ajudou na vitória por pontos, em 2010, pelo WEC.
Na Rússia, técnica com rodopio

Um evento na Rússia, em 2011, mostrou um golpe digno de filme. O lutador Adam Haliev foi o responsável pelo nocaute arrasador. Ele girou no eixo de seu corpo para pegar impulso e saltou já armando a esquerda no rosto do rival, que caiu desacordado na lona.
Anderson Silva faz história

Diante de Vitor Belfort, em um duelo considerado clássico brasileiro antes mesmo da disputa, Anderson Silva provou porque é um dos melhores do mundo. Em 2011, pelo UFC 126, o campeão dos médios do UFC disparou um chute frontal no queixo do compatriota, encerrando o combate e deixando os torcedores boquiabertos ainda no primeiro assalto.
Lyoto Machida: Karatê Kid

Se Anderson surpreendeu com o chute frontal, Lyoto Machida deu uma versão "aperfeiçoada". No UFC 129, no Canadá, ele enfrentou o veterano Randy Couture e, com um salto, disparou um chute parecido com o do Aranha, mas ainda mais bonito, à la Karatê Kid. Couture acabou sem dois dentes tamanha a devastação.
VEJA AS IMAGENS DO UFC 142 NO RIO DE JANEIRO
Veja Álbum de fotos

Placar UOL no iPhone