Topo

Com Palmeiras perto do título, veja quem briga pelo quê no Brasileiro

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

23/11/2018 04h00

Quatro jogos encerraram a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira (22) e movimentaram ainda mais a reta final da competição. Abaixo, você vê a situação de Palmeiras e Flamengo, únicos que disputam o título, a briga por vagas na Libertadores e a disputa para fugir do rebaixamento. Faltam duas rodadas para o fim.

Quem briga pelo título

O Palmeiras lidera com 74 pontos, contra 69 do Flamengo, e está muito perto de conquistar o Brasileiro. Basta uma vitória no próximo domingo, fora de casa contra o Vasco, para sacramentar o título. Já o clube rubro-negro precisa torcer para o rival bater o time paulista e ainda tem de vencer o Cruzeiro, fora de casa, para ainda ter chances na última rodada.

Quem briga pela Libertadores

Palmeiras e Flamengo já estão garantidos no G-4, que dá vaga direta na fase de grupos da Libertadores, enquanto Internacional (3º com 65 pontos), Grêmio (4º com 62 pontos) e São Paulo (5º com 62 pontos) também não podem mais deixar o G-6 mesmo depois de serem derrotados na 36ª rodada. A disputa agora é para ver quem terminará entre os quatro primeiros, enquanto o quinto e sexto colocado disputam a fase preliminar do torneio continental. O Atlético-MG é o sexto e soma 56 pontos após bater o Inter, enquanto o Atlético-PR está em sétimo e tem 53 com a vitória contra o Corinthians.

Quem briga contra o rebaixamento

O Corinthians é quem abre a disputa contra a queda, mas está praticamente livre do risco com 43 pontos, na 12ª posição, a cinco da zona da degola, mesmo após a derrota contra o Atlético-PR. Na sequência, aparecem três times com 42 pontos, Fluminense, Vasco e Ceará. O primeiro perdeu para o Bahia, enquanto os outros dois comemoraram importantes vitórias contra São Paulo e Paraná, respectivamente.

Já a Chapecoense saiu da zona de rebaixamento e tem 40 pontos após bater o Sport em confronto direto. Os pernambucanos agora abrem a lista dos quatro últimos e somam 38 pontos, na 17ª colocação, seguidos por América-MG (18º com 37 pontos), Vitória (19º com 36 pontos) e Paraná (20º com 22 pontos e já rebaixado), todos derrotados na rodada.