UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/07/26/santos-dumont-sera-fechado-para-sorteio-da-copa-anac-teme-caos-aereo.htm
  • Santos Dumont será fechado para sorteio da Copa; Anac teme caos aéreo
  • 24/04/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Aeroporto do Rio para voos nacionais ficará inoperante por quatro horas no sábado

Aeroporto do Rio para voos nacionais ficará inoperante por quatro horas no sábado

26/07/2011 - 16h22

Santos Dumont será fechado para sorteio da Copa; Anac teme caos aéreo

Bruno Freitas, Ricardo Perrone e Thales Calipo
No Rio de Janeiro

O aeroporto Santos Dumont na região central do Rio de Janeiro ficará fechado por quatro horas na tarde de sábado, em razão da realização do sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo, na Marina da Glória, na mesma área da cidade.

A previsão é de que o Santos Dumont fique inoperante para pousos e decolagens entre 14h e 18h de sábado. Neste período, os 42 voos previstos serão remanejados para o aeroporto internacional do Galeão, na Ilha do Governador. A informação foi confirmada à reportagem do UOL Esporte pela Anac (Agência Nacional de Avião Civil).

O pedido de paralisação do aeroporto foi feito pela área de segurança do Comitê Organizador da Copa (COL) para a Anac, com o argumento de que o tráfego aéreo no Santos Dumont poderia interferir nos equipamentos responsáveis pela transmissão do evento para mais de 200 países. Além disso, o barulho dos aviões sobrevoando a Marina da Glória também provocaria trepidações no ambiente em que ocorrerá o evento.

Apesar de a decisão sobre o fechamento do Santos Dumont para pousos e decolagens já ter sido oficializada, a Anac, em novo contato com a reportagem do UOL Esporte, afirmou que voltou a discutir o assunto. Dessa forma, não está descartada, pelo menos por enquanto, uma mudança de opinião e a reabertura do aeroporto durante o sorteio da Copa do Mundo.

Durante esta mesma reunião, os funcionários da Anac estão discutindo com autoridades da Infraero medidas para tentar contornar os prováveis transtornos que o fechamento de um dos mais movimentados aeroportos do país acarretará a todo trânsito aéreo nacional.

O sorteio das eliminatórias da Copa de 2014 acontece neste sábado no Rio de Janeiro a partir das 15h (horário de Brasília).

Placar UOL no iPhone