UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/07/28/fifa-aposta-em-atraso-e-estica-prazo-final-para-receber-itaquerao-na-copa.htm
  • Fifa aposta em atraso e estica prazo final para receber Itaquerão na Copa
  • 18/04/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Por enquanto, Itaquerão é apenas um emaranhado de barro, tratores e caminhões

Por enquanto, Itaquerão é apenas um emaranhado de barro, tratores e caminhões

28/07/2011 - 10h35

Fifa aposta em atraso e estica prazo final para receber Itaquerão na Copa

Bruno Freitas, Ricardo Perrone e Thales Calipo
No Rio de Janeiro

Depois de dizer que havia recebido “boas notícias” sobre o Itaquerão, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, voltou a demonstrar bastante compreensão com os trabalhos realizados no futuro estádio do Corinthians. Apesar de não confiar no prazo de entrega estabelecido pelo clube paulista, o dirigente estabeleceu uma data limite “confortável” para que tudo esteja pronto.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES DEVE INCHAR

Preocupadas com a baixa exposição durante o Mundial, cidades pressionam Fifa para aumentar o número de sedes no evento-teste. Entidade deve acatar lobby e adiou anúncio para outubro

Em um encontro informal com jornalistas, na manhã desta quinta-feira, Valcke voltou a sinalizar que o Itaquerão deve ter um papel de destaque na Copa do Mundo. Por isso, a Fifa estaria disposta a aguardar pelo estádio até quatro meses antes do início oficial do torneio.

“Fala-se de o estádio de São Paulo ficar pronto em dezembro de 2013 [prazo estipulado pelo Corinthians]. Nós podemos receber o estádio que será da abertura em fevereiro de 2014. Para a Fifa, isso não seria um problema. Mais do que isso, no entanto, não dá, pois é preciso realizar alguns eventos como teste”, explicou o secretário-geral da entidade.

Mesmo já apostando que o Itaquerão possa ser o estádio que receberá a primeira partida do Mundial, marcada para o dia 12 de junho de 2014, a Fifa ainda não bateu o martelo em torno desse assunto. A expectativa é que esses detalhes sejam revelados apenas em outubro deste ano, após uma reunião do Comitê Executivo da entidade, em Zurique, na Suíça.

Enquanto isso, o Corinthians segue trabalhando para tentar contornar a demora para o início das obras no estádio de Itaquera. Após resolver a engenharia financeira, o clube e a Odebrecht, responsável pela construção, tentam agora cumprir esse novo prazo estipulado pela Fifa.

Se a abertura segue sem confirmação, a final da Copa do Mundo está cada vez mais próxima de ser realizada no Maracanã. Apesar de não citar o estádio nominalmente, o executivo da Fifa voltou a indicar que o Rio de Janeiro receberá a decisão do torneio.

"O local da final é evidente para nós e deve acontecer no estádio que já teve a final há 61 anos", completou Valcke, em referência a decisão da Copa do Mundo de 1950, no Maracanã.

As obras do Itaquerão
As obras do Itaquerão

Placar UOL no iPhone