UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/09/30/ministro-do-esporte-defende-liberacao-de-bebidas-alcoolicas-durante-a-copa-do-mundo.htm
  • Ministro do Esporte defende liberação de bebidas alcoolicas durante a Copa do Mundo
  • 25/04/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Interesses comerciais da Fifa são justificativa de ministro para liberar bebida alcoolica

Interesses comerciais da Fifa são justificativa de ministro para liberar bebida alcoolica

30/09/2011 - 15h22

Ministro do Esporte defende liberação de bebidas alcoolicas durante a Copa do Mundo

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, defendeu nesta sexta-feira a comercialização de bebidas alcoolicas nos estádios que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014. A declaração foi feita durante participação do político no programa Arena Sportv.

“A Copa é especial, existem compromissos comerciais da Fifa com os patrocinadores, e devemos examinar com cuidado e naturalidade. Eu entendo os compromissos. Se tiver consumo, vai ser subscrito para esse evento. Eu não vejo problema de acontecer [a liberação de bebidas alcoolicas], mas não é objeto da Lei Geral da Copa”, discursou o ministro.

O assunto é um dos pontos polêmicos envolvendo o Mundial de 2014. Em todas as Copas do Mundo, a venda de cerveja é liberada nos estádios, principalmente por conta do patrocínio da Inbev, dona da Budweiser.

O ministro tentou justificar a atual proibição da venda e consumo de bebidas alcoolicas nos estádios brasileiros como uma determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“O regulamento de competição da CBF é quem restringe. Isso é da CBF, a partir de um diálogo com o Ministério Público, e se tornou uma regra que vale para o Brasil”, disse Silva Júnior.

A proibição, no entanto, também consta no Estatuto do Torcedor, uma das leis federais que a Fifa pediu para que fosse suspensa durante o Mundial. O texto diz que é condição “de acesso e permanência do torcedor no recinto esportivo (...) não portar objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência”.

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014

Placar UOL no iPhone