UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/12/21/itaquerao-fecha-o-ano-com-fim-da-novela-dos-dutos-da-transpetro-e-20-das-obras-concluidas.htm
  • Itaquerão fecha o ano com fim da novela dos dutos da Transpetro e 20% das obras concluídas
  • 27/04/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
Tubulação para substituir dutos da Transpetro é manobrada no terreno do Itaquerão

Tubulação para substituir dutos da Transpetro é manobrada no terreno do Itaquerão

21/12/2011 - 16h27

Itaquerão fecha o ano com fim da novela dos dutos da Transpetro e 20% das obras concluídas

Vinícius Segalla
Em São Paulo

A tarde desta quarta-feira é de festa no canteiro de obras do Itaquerão, estádio em construção do Corinthians na Zona Leste de São Paulo que será o palco do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014. A Odebrecht, empresa responsável pela obra, promoveu uma festa de confraternização para os cerca de 800 funcionários da obra, que foram presenteados com camisas do Corinthians.

Após o dia de folga, os trabalhadores permanecem no batente até o dia 30, e as obras da arena para 48 mil pessoas (com mais 20 mil arquibancadas móveis que serão bancadas pelo governo estadual) chegarão ao fim do ano com 20% dos trabalhos concluídos. Até o fim desta semana, deverão chegar ao canteiro os 92 tubos de 22 polegadas que o Corinthians adquiriu em um leilão da Petrobras. O valor do arremate não foi divulgado.

O equipamento se junta às tubulações de 24 polegadas já adquiridas pelo clube no mês passado e será instalado na parte mais alta do terreno, na área oeste. Estas tubulações, de 840 metros cada, irão substituir os dois dutos da Transpetro (subsidiária da Petrobras) que passam por baixo do terreno do Itaquerão. 

A empresa responsável pelo remanejamento das duas linhas, a SACS, já está colocando parte dos tubos no novo traçado: alguns são curvados em máquina especial, outros já estão sendo soldados. Cada linha só será enterrada na futura vala do novo traçado quando todos os tubos estiverem soldados.

Só então, e de comum acordo com a Transpetro, responsável pela operação do sistema, as novas linhas serão religadas, liberando a remoção dos dutos antigos e deixando livre o terreno para continuidade das obras do Estádio.

As obras do Itaquerão
As obras do Itaquerão
A retirada dos dutos da Transpetro foi um dos principais pontos de inflexão nas obras do Itaquerão durante todo o ano de 2011. A Odebrecht e a Petrobras não queriam assumir o custo do desvio dos dutos, avaliado pela petroleira em R$ 30 milhões.
 
Em novembro, o Corinthians assinou um compromisso e entregou ao Ministério Público Federal de arcar com todos os custos de remoção dos dutos. Além disso, o clube também se comprometeu a pagar a transferência dos cabos de fibra ótica presentes no local e de propriedade da Petrobras, assim como todos ônus, obrigações e responsabilidades do processo, como obter dos órgãos públicos, ambientais e proprietários as autorizações necessárias para a transferência.
 
Resolvida esta etapa, a construtora planeja erguer todas as arquibancadas em 2012, deixando para o ano seguinte a colocação das coberturas e do gramado. Para a Odebrecht, o estádio será entregue em dezembro de 2013. Para Andrés Sanchez, presidente licenciado do Corinthians, os trabalhos se encerrarão em setembro de 2013.

Placar UOL no iPhone