Topo

Diretoria decide e Oswaldo de Oliveira não treina mais o Palmeiras

Oswaldo de Oliveira é demitido do comando técnico do Palmeiras - Ernesto Rodrigues/Folhapress
Oswaldo de Oliveira é demitido do comando técnico do Palmeiras Imagem: Ernesto Rodrigues/Folhapress

Pedro Lopes*

Do UOL, em São Paulo

09/06/2015 11h54

Oswaldo de Oliveira não é mais técnico do Palmeiras - o treinador não resistiu à pressão após a derrota por 2 a 1 para o Figueirense, no domingo, e teve sua demissão definida nesta terça-feira, após reunião da diretoria alviverde na noite de segunda. O clube confirmou a informação no início da tarde.

Sua saída já estava praticamente definida desde esta segunda - o Palmeiras apenas aguardava a reapresentação do elenco para acertar os últimos detalhes. Ela acontecerá na tarde desta terça, quando o aviso da demissão vai acontecer.

A temporada de Oswaldo no alviverde começou promissora, eliminando o Corinthians em pleno Itaquerão nas semifinais em uma campanha que terminou com vice-campeonato paulista - a derrota na final diante do Santos veio nos pênaltis.

O aparente bom momento não continuou no Brasileirão: antes considerado ruim, o início na competição começa a obter ares de desastre: em seis partidas, apenas uma vitória, três empates e duas derrotas; aproveitamento de 33%.

No total, Oswaldo deixa o clube com 16 vitórias, sete empates e sete derrotas em 30 jogos - um aproveitamento de 61% dos pontos disputados.

O Palmeiras a partir desta terça vai ao mercado em busca de um novo técnico - o favorito é Marcelo Oliveira. O bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro está sem clube e é considerado pelo alviverde um negócio de oportunidade.

Outro nome que já foi procurado pelo clube paulista foi o de Cuca, que está no Shandong Luneng, da China. O treinador tem interesse em deixar o futebol chinês, mas uma volta ao Brasil é vista com alguma dificuldade até por pessoas próximas a ele.

Nos dois casos, o principal entrave pode ser financeiro: desde a saída de Luiz Felipe Scolari em 2012 o Palmeiras não paga mais de R$ 350 mil aos seus treinadores. O presidente Paulo Nobre tem na responsabilidade financeira um dos pilares de sua administração, e não deve fazer loucuras para ter o novo técnico.

No final de semana, diante do Fluminense, a equipe deve ser comandada pelo interino Alberto Valentim.

Confira o comunicado oficial da direção do Palmeiras:

O técnico Oswaldo de Oliveira não é mais treinador do Palmeiras. Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (09), na Academia de Futebol, o clube decidiu interromper o vínculo com o comandante. Ele estava à frente da equipe palestrina desde o início da temporada e, em 31 partidas, somou 17 vitórias, sete empates e sete derrotas.
Interinamente, o auxiliar-técnico Alberto Valentim, membro da comissão fixa do clube, irá assumir o comando da equipe. A Sociedade Esportiva Palmeiras agradece os serviços prestados pelo treinador Oswaldo de Oliveira e deseja boa sorte na sequência de sua carreira.
O presidente Paulo Nobre concederá entrevista coletiva ainda nesta terça-feira (09), às 16h30, na Academia de Futebol.
*Atualizado às 15h12.