Dominick Cruz festeja vitória contra Faber, mantendo o cinturão dos galos no UFC 132
No combate principal do UFC 132, dois velhos conhecidos subiram no octógono e o atual campeão dos galos manteve seu reinado. Dominick Cruz, cuja única derrota na carreira é para Urijah Faber, venceu o rival por pontos e segue com o título da categoria, recém-incorporada pelo UFC.
"Ele tem mãos muito rápidas e é um cara duro de se lutar", admitiu Cruz, após uma vitória sofrida, em que chegou a ser ameaçado por golpes pontentes do desafiante.
Apesar de conseguir conectar os golpes mais potentes, Faber sofreu mais socos e chutes de Cruz e acabou sendo preterido pelos jurados ao final dos cinco rounds da luta.
Ainda como peso pena, Cruz foi derrotado por Faber em 2007, mas seguiu com sua carreira, tornando-se campeão do WEC. Quando o evento foi comprado pelo UFC, os pesos galos foram integrados e Cruz se tornou o primeiro detentor do título da categoria, agora comandada por Dana White.
Os dois lutadores voltaram então a se encontrar nesta primeira defesa oficial do título do UFC, depois de muitas provocações de ambas as partes, num duelo pessoal entre eles.
O combate foi em sua maior parte em pé, com o estilo pouco comum e bastante efetivo de Cruz. O lutador dominou alguns dos rounds, acertando bons golpes em Faber, mas poucas vezes realmente abalando o rival.
Já Faber teve grandes momentos no segundo e no quarto assaltos, quando chegou a derrubar com golpes Cruz e colocar em perigo o cinturão do rival.
"Eu acho que consegui os golpes mais fortes, balancei Cruz algumas vezes. Sinto que ganhei a luta, mas não posso julgar, então parabéns para Dominick", analisou Faber, em sua quarta derrota em 29 combates.
Sair