UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/lutas/vale-tudo/ultimas-noticias/2011/08/15/arbitragem-do-ufc-rio-tera-brasileiro-yamasaki-e-arbitro-de-polemica-com-fedor.htm
  • Arbitragem do UFC Rio terá brasileiro Yamasaki e juiz de polêmica com Fedor
  • 26/04/2024
  • UOL Esporte - Lutas
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra

UFC Rio

Tudo sobre a edição 134 do evento, dia 27/08, no Rio de Janeiro

Arte/UOL
Mario Yamasaki durante arbitragem da histórica luta entre Randy Couture e Minotauro

Mario Yamasaki durante arbitragem da histórica luta entre Randy Couture e Minotauro

15/08/2011 - 17h41

Arbitragem do UFC Rio terá brasileiro Yamasaki e juiz de polêmica com Fedor

Maurício Dehò
Em São Paulo

No UFC, os lutadores são as grandes estrelas. Mas a arbitragem também tem os seus nomes famosos. E não poderia ser diferente para a edição carioca, no próximo dia 27. Alguns dos principais nomes estarão presentes no octógono para apitar as 12 lutas dos cards preliminar e principal. Serão quatro juízes no evento, incluindo o brasileiro Mário Yamasaki.

De acordo com Yamasaki, o quarteto de arbitragem para o evento - cuja luta principal é valendo o título de Anderson Silva, contra Yushin Okami - contará com ele, Herb Dean, Leon Roberts e Kevin Mulhall. O UFC ainda não anunciou oficialmente a lista do evento, que pode sofrer alterações até sua realização.

Além do detalhe de ser brasileiro, Yamasaki tem uma história importante para o UFC dentro do Brasil. A primeira edição do evento no país aconteceu em 1998 e o então professor de jiu-jítsu fez o “meio-campo” na negociação para que fossem realizados os combates do UFC 17.5, em São Paulo, que contou com nomes como Vitor Belfort, Wanderlei Silva e Pedro Rizzo.

Ele se tornou árbitro do UFC no ano seguinte, em 1998, a partir do UFC 20, e desde então ganhou respeito como um dos melhores profissionais do evento, marcando presença em duelos de disputa de cinturão, como Anderson Silva x Vitor Belfort.

HERB DEAN: POLÊMICA COM FEDOR NO STRIKEFORCE

  • Divulgação

    Áribtro Herb Dean levanta o braço de Henderson, depois de vitória com polêmica sobre Fedor Emelianenko no Strikeforce, em julho; Dean foi acusado de ter paralisado o combate precocemente.

Outro destaque da edição carioca será Herb Dean, também um árbitro tradicional do evento. Apesar da conhecida qualidade, Dean vem de uma polêmica recente, quando esteve no octógono da luta principal do Strikeforce de 30 de julho.

Na ocasião, ele paralisou o combate entre Dan Henderson e Fedor Emelianenko, em favor do primeiro. O russo ficou na reclamação de que a luta teria sido encerrada cedo demais, mas a decisão foi apoiada pela organização e o resultado, mantido.

Placar UOL no iPhone