UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/lutas/vale-tudo/ultimas-noticias/2011/11/13/lagrimas-e-superacao-marcam-conquista-do-cinturao-dos-pesados-por-junior-cigano.htm
  • Lágrimas e superação marcam conquista do cinturão dos pesados por Junior Cigano
  • 28/03/2024
  • UOL Esporte - Lutas
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra

UFC on FOX

Tudo sobre a edição de 12/11 com luta pelo título dos pesados

Divulgação
Cigano comemora a vitória sobre Velásquez, que lhe rendeu o título dos pesados do UFC

Cigano comemora a vitória sobre Velásquez, que lhe rendeu o título dos pesados do UFC

13/11/2011 - 08h36

Lágrimas e superação marcam conquista do cinturão dos pesados por Junior Cigano

Evelyn Rodrigues
Em Anaheim (EUA)

Na noite em que se tornou o dono do cinturão dos pesos pesados do UFC Junior Cigano chorou igual criança.  As lágrimas começaram a cair ainda no octógono e continuaram por todo o caminho até o vestiário. Cigano parecia atônito, feliz, eufórico, fazia o percurso acompanhado por todos os treinadores e por Rodrigo Minotauro aos gritos de “É Brasil”, “Você é um Guerreiro”, “É seu”.

CIGANO SENTIU DORES ANTES DA LUTA

  • Evelyn Rodrigues/UOL

    A lesão de Junior Cigano no menisco do joelho esquerdo quase o fez desistir da luta contra Cain Velásquez. “Ele sentiu o joelho há 11 dias, chegamos a pensar em parar, ele não conseguia colocar o pé no chão. Mas aí fizemos o trabalho todo de fisioterapia e ele não sentiu mais o menisco", disse o fisioterapeuta Fábio Costa

Do lado de fora da arena, em uma sala de preparação,apenas uma divisória separava Cigano de Cain Velásquez. Enquanto o brasileiro parecia fora de si, eufórico, feliz, chorando lágrimas de felicidade abraçado ao treinador Luiz Dórea, Cain Velásquez continuava com o semblante sério, pensativo, sozinho.

Na euforia do momento, Rodrigo Minotauro revelou ao Blog do Rafinha que o braslieiro não entrou 100% para o combate. Ele explicou melhor a lesão do amigo ao UOL Esporte pouco depois. “Eu estava preocupado porque o Junior sofreu uma lesão há 11 dias no menisco e não estava colocando o pé no chão. Mas ele fez um ótimo trabalho com o doutor Fábio, fisioterapia com o Angelo Cortez, e conseguiu lutar com superação total e mostrou que o Brasil é top no esporte, que ele é um grande atleta e o melhor peso pesado da atualidade e foi um merecedor. Essa noite ninguém tirou isso”, disse Minotauro.

Cigano, que  precisou de apenas 64 segundos para nocautear Velásquez, confessou  ainda no octógono que sentiu  medo . “Eu ainda não consegui digerir bem tudo o que aconteceu, mas me sinto muito bem. Esta foi uma luta importante não só para mim, mas para todo o MMA, e eu sou o campeão”, comemorou.

Já Cain Velásquez pediu desculpas aos fãs. “O Junior se recupera muito fácil quando sofre um golpe. Eu estava tentando fazer a minha luta. A estratégia era tentar levar a luta para o chão e apostar em socos e chutes, mas ele se saiu melhor”, explicou o mexicano na coletiva de imprensa.

Durante toda a noite Cigano parecia um “meninão que tinha concretizado um sonho”, como declarou o treinador Luiz Dórea ao UOL Esporte. “Ele é como se fosse um filho, é um talento, é um prodígio. Eu ainda estou emocionado...É como se fosse o meu primeiro título mundial” disse o mestre que foi campeão mundial pela primeira vez treinando Acelino Popó Freitas.

“Ele é lutador, está acostumado com dificuldade. É um garoto humilde, de família humilde, de superação, saiu de casa muito cedo, ele é muito focado e tem muita garra...a garra do povo brasileiro. E vou te dizer uma coisa...Ele vai ser campeão por muito tempo”.

 

Dana elogia Cigano e diz que história do brasileiro é exemplo para o esporte

Durante a coletiva de imprensa, o presidente do UFC, Dana White, declarou que estava satisfeito com a repercussão da luta. “A luta de hoje foi histórica porque com a transmissão em canal aberto, milhões de pessoas que não faziam ideia do que é o UFC puderam assistir hoje a uma luta de MMA. E eu fico muito feliz de poder levar até essas pessoas histórias como a do Junior dos Santos, que veio de família humilde, nunca teve dinheiro e em vez de cair no mundo das drogas e de coisas erradas vendia sorvetes e jornais, trabalhou como garçom. Essas são histórias que queremos contar para as pessoas e nós fizemos isso hoje”, disse.

O chefão do UFC ainda afirmou que o MMA no Brasil está apenas decolando. “Cerca de 60 milhões de pessoas viram esta luta no Brasil hoje e com certeza o nosso trabalho por lá só está começando. Hoje, 3 dos 7 cinturões do UFC estão no Brasil e vamos realizar o primeiro TUF internacional lá no ano que vem para descobrir novos talentos. Esperem para ver. Também quero dizer que com a audiência de hoje no Brasil, com certeza o Junior Cigano será recebido com festa  pelos brasileiros”, disse Dana. “Eu só quero curtir este momento. E vou comemorar com um grande churrasco quando eu chegar no Brasil”, disse Cigano.

O novo campeão mundial dos pesados foi o último a deixar o Honda Center, em Anaheim, e saiu dançando, vestindo o cinturão, comemorando a vitória com um gostinho especial. “Quanto mais duro a gente trabalha, mais fácil a gente chega lá. A gente tem que ter dedicação! É Brasil em cima deles!”, finalizou.

Placar UOL no iPhone