UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/lutas/vale-tudo/ultimas-noticias/2011/11/18/tecnico-ve-wanderlei-fortalecido-apos-reves-ele-sempre-lutou-sob-pressao.htm
  • Técnico vê Wanderlei fortalecido após revés: 'ele sempre lutou sob pressão'
  • 18/04/2024
  • UOL Esporte - Lutas
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
Técnico Rafael Cordeiro trabalha com Wanderlei Silva antes de combate no UFC

Técnico Rafael Cordeiro trabalha com Wanderlei Silva antes de combate no UFC

18/11/2011 - 06h00

Técnico vê Wanderlei fortalecido após revés: 'ele sempre lutou sob pressão'

Maurício Dehò
Em São Paulo

A derrota de Wanderlei Silva no UFC 132, com um nocaute em apenas 27 segundos de combate, foi uma das mais amargas do paranaense. Tentando voltar ao rumo das vitórias e lutando na cidade onde mora, Las Vegas, ele foi surpreendido por Chris Leben e sua aposentadoria ficou próxima. Mas neste sábado, na edição 139 do Ultimate, o lutador ganha uma nova chance. Segundo seu técnico, é a oportunidade de trazer o velho “Cachorro Louco” de volta, em uma versão fortalecida pelos acontecimentos anteriores.

Rafael Cordeiro comandou mais uma preparação de Wanderlei, agora para duelar com o vietnamita Cung Le, ex-campeão do Strikeforce. A parceria vem de longa data, desde os tempos de Chute Boxe, em Curitiba, e não há quem conheça melhor os altos e baixos da carreira do ex-campeão do Pride do que Cordeiro.

“Desde o Japão, ele sempre lutou com pressão. Foram cinco anos no Pride, conquistando o cinturão, então cada luta era uma pressão: quem ia derrotá-lo? Essa mudança  para o UFC não foi diferente, ele sempre teve o peso de ser um ex-campeão”, explica o treinador.

“Mas isso faz parte da trajetória. O Wanderlei fortaleceu muito seu espírito após a luta com Leben. Muitas pessoas acham que ele vem abatido, mas ele está com muita gana. Foi uma motivação para lutar. Mostrar que pode, que consegue reverter qualquer resultado”, completou.

Wanderlei dominou os ringues do Pride, no Japão, e se tornou uma lenda do MMA. A mudança para o UFC foi mais dura e ele sofreu derrotas para Chuck Lidell e Quinton “Rampage” Jackson, por exemplo.

Nos seus últimos oito combates, o curitibano só venceu três. Por isso, a chance do UFC o liberar em caso de resultado negativo é alta. O próprio presidente Dana White já afirmou que deu uma chance extra, pela vontade do brasileiro em provar que a última derrota foi um erro de percurso.

“Ele é um guerreiro, pediu esta luta. Não será nenhuma batalha diferente das que já passamos”, acrescenta Cordeiro.

Mas o técnico admite que a derrota para Leben, com um Wanderlei afoito para “dar show”, deixou uma lição para o duelo com Cung Le.

“Vamos ter três rounds para mostrar que, com calma e tranquilidade, o Wanderlei pode vencer qualquer adversário. Ele fez um trabalho muito bom, se cercou de ótimos lutadores, como Mark Muñoz, Fabrício Werdum e Renato Babalu”, explicou o treinador. “Ele vai poder mostrar o poder de fogo que tem para nocautear qualquer um e se colocar na linha dos campeões, que é o que ele merece. A experiência de anos de porrada do Wanderlei vai ser provada neste sábado.”

Em tempo, Cordeiro já pôde dar o troco naquela derrota contra Chris Leben, apesar de não ser com o brasileiro. No UFC 138, seu pupilo Mark Muñoz venceu o norte-americano após dois rounds. O corner de Leben encerrou a luta, devido a profundos ferimentos no lutador.

Wanderlei Silva
Wanderlei Silva

Placar UOL no iPhone