UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/07/27/fifa-diz-ter-recebido-boas-noticias-do-itaquerao-mas-segue-sem-confirmar-abertura.htm
  • Fifa diz ter recebido 'boas notícias' do Itaquerão, mas segue sem confirmar abertura
  • 20/04/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Obras no estádio corintiano ainda estão em fase de nivelamento do solo

Obras no estádio corintiano ainda estão em fase de nivelamento do solo

27/07/2011 - 12h43

Fifa diz ter recebido 'boas notícias' do Itaquerão, mas segue sem confirmar abertura

Bruno Freitas, Ricardo Perrone e Thales Calipo
No Rio de Janeiro

A Fifa, finalmente, veio a público para falar algo positivo sobre os trabalhos de São Paulo e, principalmente, sobre o estádio que será construído na capital paulista. Nesta quarta-feira, o secretário-geral da entidade, Jeróme Valcke, disse ter recebido boas notícias sobre os trabalhos feitos, apesar de não confirmar se a arena do Corinthians será o palco do jogo de abertura da Copa do Mundo, marcado para o dia 12 de junho de 2014.

“Ontem [terça-feira] tivemos atualizações sobre os trabalhos e ouvimos boas notícias, principalmente sobre o estádio de São Paulo. Sabemos que a construção já começou e que todos os compromissos financeiros foram acertados, então estamos confiantes com São Paulo para a Copa do Mundo”, explicou Valcke.

Mesmo com os elogios, o suspense em torno do local em que acontecerá a partida de abertura do Mundial permanece. O dirigente da Fifa voltou a dizer que o anúncio acontecerá apenas em outubro, após uma reunião do Comitê Executivo da entidade.

“Não estamos falando sobre a abertura, pois isso não foi decidido. Qualquer coisa que foi escrita sobre isso hoje está errada. Teremos uma discussão em outubro e só saberemos mais após isso”, completou o secretário-geral da Fifa.

A fala do cartola joga um balde de água fria no Governo Federal, que queria que a abertura fosse definida mais cedo. Na semana passada, em cerimônia no terreno do Itaquerão, Orlando Silva Jr., ministro do Esporte, revelou ter pedido à Fifa para que as decisões se tornassem públicas antes de outubro, para apressar a preparação das cidades. 

Apesar de os trabalhos de terraplenagem já acontecerem há alguns meses no terreno que receberá o futuro estádio do Corinthians, apenas na última semana a engenharia financeira começou a ser resolvida. Na ocasião, o prefeito Gilberto Kassab assinou a lei que pode garantir até R$ 420 milhões de incentivos fiscais ao projeto.

Com isso, a Odebrecht, responsável pelo projeto, também já fixou o valor da obra em R$ 820 milhões e, apesar de alguns pontos em aberto, como quem pagará pela retirada dos dutos da Petrobrás que estão no terreno, os planos de São Paulo ganhar um novo estádio começam a sair do papel.

Placar UOL no iPhone