UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/08/19/justica-do-trabalho-vai-intermediar-audiencia-na-segunda-para-por-fim-a-greve-no-maracana.htm
  • Justiça do Trabalho vai intermediar audiência na segunda para pôr fim à greve no Maracanã
  • 26/04/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Reforma no estádio do Rio está paralisada desde a quarta-feira

Reforma no estádio do Rio está paralisada desde a quarta-feira

19/08/2011 - 16h39

Justiça do Trabalho vai intermediar audiência na segunda para pôr fim à greve no Maracanã

Maria Clara Serra
No Rio de Janeiro

O consórcio de empreiteiras que está reformando o Maracanã (Odebrecht, Andrade Gutierrez e Delta) foi à Justiça do Trabalho nesta sexta-feira para solicitar que o Judiciário ponha um fim à greve dos operários da obra, de braços cruzados desde a manhã de quarta-feira. Uma audiência de conciliação foi marcada no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) do Rio para a próxima segunda-feira, às 11h. Caso as partes não consigam chegar a um acordo, caberá à Justiça decidir quem tem razão, determinando que os trabalhadores voltem ao trabalho ou que a empresa atenda às reivindicações da categoria.

As melhorias prometidas pelo Consórcio Maracanã 2014 não foram suficientes para acalmar os operários que trabalham no estádio. Após assembleia realizada no portão 13 do Maracanã, na manhã desta sexta, os funcionários decidiram manter a greve por tempo indeterminado. 

"Eles apresentaram uma proposta de 10% no aumento da cesta básica, e os trabalhadores acharam irrisório. Além disso, pedem também a extensão do plano de saúde para os familiares e a equiparação dos pisos salarias de algumas categorias com o que é praticado no mercado", afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada (Sitraicp), Nilson Duarte Costa, ao UOL Esporte.

Na manhã desta sexta, aproximadamente 300 operários foram ao Maracanã. Alguns tinham a intenção de voltar a trabalhar, mas foram impedidos por um caminhão do sindicato. As manifestações no local exigiram reforço na segurança do estádio e chegou a atrapalhar o trânsito na Avenida Maracanã. 

Na próxima segunda, dia 22, os operários se reúnem para mais uma assembleia, às 7h, no portão 13 do estádio. Na terça-feira, um perito fará vistoria no local para averiguar as condições de trabalho na obra. Até lá, a paralisação continua, mas o presidente do Sitraicp garantiu que estará à disposição do consórcio caso eles queriam prosseguir com as negociações durante o final de semana.

Os trabalhadores estão em greve desde a manhã de quarta, quando a explosão de um tonel com produtos inflamáveis feriu o ajudante de produção Carlos Felipe da Silva Pereira. O operário foi atirado a dois metros de distância e sofreu queimaduras e um traumatismo no joelho. Ele foi encaminhado ao hospital Souza Aguiar, mas teve alta nesta sexta-feira, quando foi para casa.

 

Placar UOL no iPhone