UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/10/20/tabela-pune-cabeca-do-grupo-d-com-viagens-e-da-sossego-no-sudeste-para-favorito-da-chave-h.htm
  • Tabela pune cabeça do grupo D com viagens e dá sossego no Sudeste para favorito da chave H
  • 24/04/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Favorito do grupo D começa em Fortaleza, passa por São Paulo e termina em Natal

Favorito do grupo D começa em Fortaleza, passa por São Paulo e termina em Natal

20/10/2011 - 18h03

Tabela pune cabeça do grupo D com viagens e dá sossego no Sudeste para favorito da chave H

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A organização da Copa do Mundo estabeleceu a mesma regra para as 32 seleções: nenhuma delas repetirá jogo em uma mesma cidade na 1ª fase. As semelhanças param por aí. A logística definida a cada cabeça de chave do Mundial é bem diferente. Enquanto o favorito do grupo D começará no Nordeste (Fortaleza), passará pelo Sudeste (São Paulo) e voltará para o Nordeste (Natal), o cabeça da chave H atuará apenas no Sudeste na fase inicial.

DISTÂNCIA TOTAL PERCORRIDA POR CADA CABEÇA DE CHAVE NA 1º FASE DA COPA

CABEÇA DE CHAVE TOTAL (KM PERCORRIDO)
GRUPO A (Brasil) 5.505 km
GRUPO B 2.500 km
GRUPO C 1.850 km
GRUPO D 6.074 km
GRUPO E 3.529 km
GRUPO F 2.146 km
GRUPO G 2.189 km
GRUPO H 863 km

Ainda não está conhecida a seleção cabeça de chave do grupo D, que será a cabeça de chave recordista em quilometragem na etapa inicial. Serão mais de 6 mil km percorridos.

Já o favorito do grupo H ficará bem menos tempo no avião, pois começará atuando no Mineirão. O segundo confronto é no Rio de Janeiro (434 km de distância), encerrando participação na fase em São Paulo (mais 429 km). 

O cabeça de chave desse grupo, portanto, percorre menos de 1 mil km, bem abaixo dos 6 mil km que terá de percorrer o favorito do grupo D.

A seleção brasileira, por exemplo, será a segunda cabeça de chave que mais viajará na fase inicial. O time jogará em São Paulo, em Fortaleza e depois em Brasília, totalizando 5.505 km.

A ausência de uma cidade única para abrigar determinada seleção faz parte da estratégia de promover várias cidades sede. No Mundial de 2014 serão 12 cidades sede, três a mais do que na Copa do Mundo da África, em 2010.

A montagem da tabela, de acordo com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, não foi nada fácil.  

"É uma tarefa árdua [construir a tabela], tivemos 57 versões dessa tabela da Copa. Teremos apenas um jogo no dia de abertura. Poderemos ter as seleções cabeças-da-chave em todas as cidades-sedes, para não ter os melhores jogos apenas para as maiores cidades. Não podemos adiantar todos os jogos porque não temos todas as cidades-sedes ainda". 

Últimas Notícias

notícias

Siga o UOL Esporte

Placar UOL no iPhone