! Relator da Lei da Copa diz que incluirá no texto permissão de venda de bebida em estádios - Copa 2014 - UOL Esporte

UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/11/07/relator-da-lei-da-copa-diz-que-incluira-no-texto-permissao-de-venda-de-bebida-em-estadios.htm
  • Relator da Lei da Copa diz que incluirá no texto permissão de venda de bebida em estádios
  • 23/10/2014
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Romário chega de trem ao Itaquerão, junto com outros parlamentares

Romário chega de trem ao Itaquerão, junto com outros parlamentares

07/11/2011 - 18h23

Relator da Lei da Copa diz que incluirá no texto permissão de venda de bebida em estádios

Vinícius Segalla
Em São Paulo

O deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), relator da Lei Geral da Copa na Câmara dos Deputados, afirmou nesta segunda-feira, após conversa com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, na parte da manhã, que vai incluir no texto da norma a permissão para venda de bebidas alcoolicas nos estádios de futebol e arredores durante as partidas válidas pela Copa do Mundo de 2014.

Este é um dos pontos de contrariedade entre a Fifa e o governo brasileiro. Pelo Estatuto do Torcedor e segundo as legislações de alguns Estados do Brasil, não é permitido a venda de bebida alcoolica nas arenas esportivas e em seus entornos. A Fifa, que tem como uma de suas principais patrocinadoras a Inbev, cervejaria multinacional, pressiona o país para que esta probição seja derrubada.

"Falei para o secretário (Jérôme Valcke) que vamos trabalhar para incluir a permissão de venda de bebidas alcoolicas no texto da Lei Geral da Copa. Assim, não seria necessário revogar com cada um dos Estados que têm essa proibição", disse o deputado, durante visita de uma comissão de parlamentares ao Itaquerão, estádio que o Corinthians está construindo na zona Leste de São Paulo e que receberá a abertura da Copa.

Sobre a proibição que consta no Estatuto do Torcedor (lei federal) à venda de bebidas alcoolicas, o deputado diz que, se for o caso, pode-se alterar também o Estatuto, embora eu acredite que é uma questão interpretativa esta de que o Estatuto proíbe a venda de bebidas alcoolicas em estádios. Acho que isso pode ser reinterpretado sem ter que mexer na lei", defende o parlamentar.

No texto do Estatuto do Torcedor, está escrito que é proibido o "ingresso de pessoa com bebidas e substâncias que possam causar a prática de atos de violência". Para Cândido, esta proibição não precisa, necessariamente, estar atrelada ao álcool. "Ainda hoje converso (segunda-feira, 7/11) com o ministro Aldo Rebelo (Esportes) para levar a seu conhecimento esse resultado da minha conversa com o secretário da Fifa", contou o deputado.

As obras do Itaquerão
As obras do Itaquerão