UOL futebol

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2012/04/18/federacoes-declaram-apoio-a-del-nero-e-candidatura-de-zagallo-a-cbf-pode-nao-sair-do-papel.htm
  • Federações dão apoio a Del Nero e praticamente enterram candidatura de Zagallo à CBF
  • 25/04/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
18/04/2012 - 06h00

Federações dão apoio a Del Nero e praticamente enterram candidatura de Zagallo à CBF

Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro
  • Marco Polo del Nero vai disputar cargo de vice da CBF indicado pela federação paulista

    Marco Polo del Nero vai disputar cargo de vice da CBF indicado pela federação paulista

A candidatura do presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero, à vice-presidência da CBF recebeu rapidamente o apoio de diversas federações. 

Assim que souberam do anúncio de que Del Nero era o indicado da FPF para o cargo, vários presidentes de entidades estaduais declaram seu voto ao representante paulista. Com isso, praticamente acabaram com qualquer possibilidade de o ex-técnico da seleção Zagallo ocupar um posto na CBF.

Oficialmente na disputa pela vice-presidência, Del Nero mudou o panorama do conflito político entre paulistas e fluminenses na confederação de futebol. Com ele pleiteando o cargo, vários presidentes de federações estaduais já não acreditam que Zagallo consiga reunir nem os requisitos para que seu nome possa ser levado a uma assembleia eleitoral da CBF, que terá de ser convocada pelo presidente José Maria Marin.

ZAGALLO NA CBF

  • O ex-jogador e ex-técnico da seleção brasileira Mario Jorge Lobo Zagallo foi indicado oficialmente pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro como candidato à vice-presidência da CBF. Zagallo, inclusive, já demonstrou que quer assumir o cargo. "Tenho serviços prestados à CBD e CBF há muitos anos e tenho que agradecer minha indicação", afirmou ele ao UOL Esporte.

De acordo com as normas para a eleição de vice-presidentes da confederação, cada candidato indicado ao cargo precisa ter, no mínimo, o apoio declarado de oito federações estaduais e de mais cinco clubes da primeira divisão do Brasileirão.

Indicado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), Zagallo já tem o apoio da entidade para assumir o cargo. Entretanto dificilmente conseguirá a ratificação de outras sete federações a sua candidatura.

Apesar do nome do Velho Lobo ser respeitado por todos os representantes estaduais na CBF, Zagallo não tem apoio nem do presidente da federação do Estado em que nasceu para ser vice-presidente da entidade. “Meu voto é no Del Nero”, afirmou presidente da federação alagoana, Gustavo Feijó, logo após ficar sabendo do anúncio da candidatura do presidente da FPF.

Feijó esteve na terça-feira em uma reunião da CBF e, após o compromisso, disse que é profundo admirador de Zagallo por tudo o que ele fez para o futebol nacional. Entretanto ele afirmou que não acredita que o ex-técnico da seleção consiga as condições mínimas para disputar com Del Nero a vice-presidência da confederação.

O presidente da Federação de Futebol do Ceará, Idemar Citó, acha o mesmo. Para ele, Del Nero é mais preparado para assumir a vice-presidência e, com ele na disputa, a candidatura de Zagallo não deve sair do papel. “O futebol cearense apoia Del Nero”, afirmou Citó. “Não acho que ninguém consiga apoio necessário para disputar uma eleição contra ele.”

A candidatura de Zagallo era a chance de a federação do Rio de Janeiro tentar equilibrar as forças na CBF. Desde a chegada de José Maria Marin à presidência da entidade, paulistas vêm ganhando cada vez mais espaço na confederação, principalmente Del Nero.

O presidente da FPF ganhou um cargo na Fifa após a posse de Marin. Também acompanha o presidente da CBF em quase todos seus compromissos oficiais e é forte candidato a assumir a presidência da confederação caso Marin deixe o cargo.

Nos bastidores da CBF, a possibilidade de Del Nero chegar à presidência é muito comentada. Por isso, federações do grupo dos “rebeldes” tentam evitar que o presidente da FPF chegue à vice-presidência da confederação. Se isso acontecer, bastaria que Marin renunciasse para que Del Nero chegasse à chefia da CBF, sem eleição.

Mas a candidatura de Zagallo dá sinais claros de que não decolou. Até presidentes de federações que se rebelaram contra a chegada de Marin à presidência e seu relacionamento próximo com São Paulo disseram que vão esperar o desenrolar dos fatos para declarar seu apoio.

O presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury, por exemplo, já esteve na CBF para reclamar de privilégios a paulistas. Nesta terça-feira, porém, evitou comentar a candidatura de Del Nero e não declarou apoio a Zagallo. “Vamos esperar”, disse ele.

A carreira de Zagallo
A carreira de Zagallo

Placar UOL no iPhone