Topo

Tigres faz jogo duro e pede quase R$ 30 mi para liberar Sóbis ao Cruzeiro

Rafael Sóbis, atacante do Tigres, curte férias no Rio de Janeiro - Arquivo pessoal
Rafael Sóbis, atacante do Tigres, curte férias no Rio de Janeiro Imagem: Arquivo pessoal

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

10/06/2016 06h00

O Tigres, do México, faz jogo duro para liberar Rafael Sóbis, que já acertou as bases salariais com o Cruzeiro e comunicou à diretoria do clube estrangeiro que pretende retornar ao Brasil.

O presidente Alejandro Rodríguez exige o pagamento da multa rescisória, avaliada em 8 milhões de dólares (R$ 27 milhões na cotação atual), conforme noticiado pelo portal Uai e confirmado pelo UOL Esporte na tarde dessa quinta-feira (9).

A solicitação por parte do clube da América do Norte é uma tentativa de segurar o atacante no estádio Universitário até o fim de seu vínculo – o qual se encerra em 31 de dezembro de 2017. Fã de seu futebol, o mandatário espera que ele permaneça, mas sabe que é difícil mantê-lo.

“O Rafael (Sóbis) é um jogador importante e titular no Tigres. Até hoje, nenhuma equipe do Brasil entrou em contato conosco. Nós estamos muito satisfeitos com o seu profissionalismo e sua capacidade futebolística”, afirmou Alejandro Rodríguez à reportagem.

Nessa quarta-feira (8), o Querétaro, do México, tentou a contratação do atacante brasileiro durante o draft do futebol mexicano. O clube até alcançou o valor exigido pelo detentor dos direitos econômicos de Rafael Sóbis, mas não obteve acordo com Jorge Machado, empresário do atleta de 30 anos.

Depois de recusar a transação interna, o jogador comunicou ao dirigente que a sua intenção é retornar ao Brasil nesta janela de transferências. Ele, inclusive, irá ao país nesta sexta-feira (11) com o intuito de solucionar o caso. Questionado sobre o fato, Alejandro Rodríguez se irritou e cessou as perguntas:

“Jamais falarei sobre negociações com a imprensa. Espero que este assunto se esgote, pois não responderei sobre rumores”, concluiu o mandatário do Tigres, bastante irritado com os questionamentos.

O Cruzeiro mantém a postura de não comentar as negociações. Este é um comportamento padrão da atual diretoria. Contudo, o UOL Esporte apurou que o clube está confiante na possibilidade de alcançar um acordo com os mexicanos. Na verdade, o responsável por alinhavar o acordo com a agremiação é o representante do atleta, que também demonstra otimismo.

“Estamos trabalhando muito forte. O draft mexicano terminou ontem (quarta-feira). Não existe a possibilidade de o Rafa ser negociado dentro do futebol do país. Mas nós não chegamos a um acordo, estava com ele ontem (quarta-feira). Agora se abriu o mercado. A gente tem um ano e meio de contrato ainda. Existe essa conversa com o Cruzeiro, não acertamos nada ainda, como foi divulgado”, disse Jorge Machado à TV Bandeirantes.

Rafael Sóbis disputou 43 partidas na última temporada mexicana. Titular absoluto da equipe, o atacante marcou 11 gols e distribuiu 14 assistências. Ele é tido como a solução da carência no setor de criação do time comandado por Paulo Bento.