Topo

Tigres aceita proposta e Cruzeiro anuncia a chegada de Rafael Sóbis

Brasileiro de 31 anos se despede do Tigres e vai reforçar o Cruzeiro a partir de agora - Eduardo Verdugo/AP Photo
Brasileiro de 31 anos se despede do Tigres e vai reforçar o Cruzeiro a partir de agora Imagem: Eduardo Verdugo/AP Photo

Enrico Bruno, Pedro Ivo Almeida e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

23/06/2016 16h22

Depois de fechar com o argentino Ramón Ábila, o Cruzeiro finalmente anunciou a contratação de Rafael Sóbis. O atacante é o segundo reforço da janela de transferências internacional, aberta na segunda-feira (20). Aos 31 anos, ele estava no Tigres e tinha contrato até dezembro de 2017. Porém, os mexicanos aceitaram a proposta de 5 milhões de dólares (R$ 16,6 milhões na cotação atual) e o liberaram para acertar o retorno ao Brasil.

Os mineiros acertaram a compra de 100% dos direitos econômicos do jogador. O contrato na Toca da Raposa II terá duração de três temporadas, conforme apurou o UOL Esporte. Na noite desta quinta-feira (23), a diretoria do clube mineiro utilizou o seu perfil no Twitter para confirmar a chegada do atleta a Belo Horizonte.

Ele se despediu dos ex-companheiros de elenco e deve chegar ao Brasil no final de semana, junto com o argentino Ramón Ábila, que é esperado no sábado (25) no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de BH. A apresentação da dupla é prevista para a próxima segunda-feira ( 27), na sala de imprensa da Toca da Raposa II.

Desde a segunda semana de junho, Sóbis voltou ao México para iniciar os trabalhos da pré-temporada com o elenco do Tigres em Riviera Maya, no litoral mexicano, a 2.500 quilômetros de San Nicolás de los Garza, sede da equipe. O empresário do atacante, Jorge Machado, também viajou para o país norte-americano e participou da negociação, atuando também como representante do Cruzeiro.

Recentemente, o presidente do clube, Alejandro Rodríguez, confirmou à reportagem que o brasileiro só sairia após pagamento da multa, avaliada em cerca de R$27 milhões. A princípio, o mandatário, assim como o diretor de futebol, Miguel Ángel Garza, fizeram jogo duro e recusaram as primeiras propostas do Cruzeiro. No entanto, o desejo de Sóbis de voltar ao país de origem foi um dos fatores determinantes para o acerto entre as agremiações.

Aos 31 anos, Rafael Sóbis estava no Tigres desde a temporada 2015. No país, o brasileiro marcou 22 gols em 70 jogos, além de ter vencido o Torneio Apertura daquele ano.