UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/lutas/vale-tudo/ultimas-noticias/2011/07/11/dana-white-deixa-rixas-no-passado-e-vira-unanimidade-como-poderoso-chefao.htm
  • Dana White deixa rixas no passado e vira unanimidade como 'Poderoso Chefão'
  • 28/03/2024
  • UOL Esporte - Lutas
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Dana White não manda sozinho no UFC, mas se transformou na imagem da marca

Dana White não manda sozinho no UFC, mas se transformou na imagem da marca

11/07/2011 - 07h00

Dana White deixa rixas no passado e vira unanimidade como 'Poderoso Chefão'

Maurício Dehò
Em São Paulo

Ele não usa ternos caros e não faz com quem ninguém tenha de beijar sua mão, no estilo Don Corleone. Ainda assim, ganhou o status de “Poderoso Chefão”, capaz de fazer seus “comandados” demonstrarem da simples fidelidade ao temor. Após uma década à frente do UFC, o presidente Dana White, 41, é a figura mais famosa do evento fora do octógono, arrebatando seus próprios fãs e fazendo do seu rosto a imagem da organização.

Mas nem sempre as coisas foram assim. O norte-americano teve de superar rixas, ignorar crises financeiras e construir uma imagem que lembra a de um pai durão. E foi desta maneira que conseguiu se transformar em unanimidade dentro do UFC, conquistando se não a amizade, ao menos o respeito profissional dos lutadores e empresários.

Primeiramente, é bom deixar claro. Quem realmente dá a última palavra no UFC não é Dana White, mas os irmãos Fertitta. Por meio da empresa Zuffa, eles compraram em 2001 a marca criada por Rorion Gracie, por US$ 2 milhões, e colocaram o empresário na presidência da organização, hoje avaliada em US$ 2 bilhões. Mas no papel principal de administrador e sócio minoritário, o norte-americano já é considerado um dos mais ousados e eficientes do mundo dos negócios.

Dana White
Dana White

O UOL Esporte falou com lutadores e empresários para mostrar quem é Dana White, na voz de quem trabalha com ele, buscando entender o porque de ele ter chegado onde está hoje.

PAIXÃO PELAS LUTAS MOVE CHEFÃO

  • Divulgação

    Um dos fatores que levaram o UFC ao sucesso, ao lado de seu tino nos negócios, é a paixão pelas lutas. Nascido em Manchester, Connecticut (EUA), Dana é um ex-lutador de boxe amador que também se aventurou em artes marciais voltadas ao chão.

    Com isso, ele acabou abrindo academias em Las Vegas e se tornou empresário de Tito Ortiz e Chuck Lidell. Neste período, ficou sabendo da venda do UFC e avisou ao amigo de infância Lorenzo Fertitta. Em pouco tempo, a compra foi feita e a organização passou a crescer com força a partir da edição 30. O terceiro pilar da empresa é Joe Silva, vice-presidente e matchmaker, quem que escolhe os confrontos que serão realizados.

E o detalhe é que é ele próprio quem dá a cara a bater, sendo “onipresente” nos eventos que realiza. Daí vem a imagem de poderoso chefão, a daquele carequinha que observa os lutadores em dia de pesagem, saindo em cada foto com semblante de cobrança: eles sabem que tem de dar espetáculo no octógono, ou vão levar um pito do comandante.

Para muitos dos que têm de entrar no ringue, a cobrança é a característica mais marcante quando se lembra de Dana White, assim como o fato de ele falar o que pensa, na hora que pensa.

“Dana é um cara sério, que não mede palavras e fala o que pensa, seja para quem for”, explica o peso pesado Júnior Cigano, que conviveu com o chefe na filmagem do reality show "The Ultimate Fighter" (TUF), em que foi técnico. “Bronca eu nunca levei, mas à vezes ele lança um olhar mais sério e você já sabe que fez algo que ele não gostou.”

“Se você treina bem, pesa no limite e luta bem, vai ser tratado com justiça”, afirma Forrest Griffin, vencedor da primeira edição do TUF, reality show que colocou o presidente ainda mais em evidência, aparecendo rotineiramente na TV norte-americana. “Ele espera muito, mas paga muito bem também (risos). Desde o TUF o Dana melhorou, tornou-se melhor em se comunicar, ficou mais confortável à frente das câmeras. Mas, como pessoa, é o mesmo cara”.

Já acostumado a tratar a imprensa e se comunicar com os fãs - hoje tem 1,5 milhão de seguidores no Twitter -, Dana White nem sempre foi o simpático dirigente que parece ser na maior parte do tempo. Em 2009, discutiu asperamente com uma repórter e o papelão foi parar em vídeo na internet, com direito a acusação de usar termos homofóbicos.

Dentro de seu plantel de lutadores, alguns já tiveram externadas suas indiferenças com o chefe. Tito Ortiz, que antes do UFC teve Dana como empresário, é um deles. Quando o lutador foi técnico do TUF, em 2006, Dana White disse com todas as letras odiar o lutador, mas manteve a postura profissional durante todo o programa e até hoje Ortiz segue lutando pelo UFC, driblando a aposentadoria.

Dana White e as origens da modalidade: 'Bruce Lee é o pai do MMA'

Para quem acha que Royce Gracie pode ser uma espécie de pai do MMA - ele venceu três das quatro primeiras edições do UFC -, Dana White tem opinião diferente. "O pai da ideia das artes marciais mistas é Bruce Lee. Se você analisar seu treino, suas lutas e o que ele escrevia, verá que ele defende que não há um estilo de combate perfeito. Você pega um pouco de cada, utiliza o que é bom e joga o resto fora", filosofa o presidente do UFC.

Principalmente para quem perde, o papel de vilão surge com mais intensidade. Astros como Chuck Lidell conviveram com a ameaça da aposentadoria, ouvindo críticas ácidas do chefe. E até para quem vence é possível ficar na corda bamba.

Talvez o maior inimigo de Dana White dentro do próprio UFC tenha sido Tito Ortiz. Antes de presidir o evento, Dana foi empresário do lutador, mas a relação entre eles descambou para trocas de palavras nada educadas e até insultos. Tito usou uma camiseta na pesagem do UFC 84 com a frase "Dana é a minha vagabunda". Ainda assim, o chefe sempre reconheceu a importância do astro, tanto que Tito segue lutando, e com novo gás após a recente vitória contra Ryan Bader no UFC132.

Anderson Silva derrotou Demian Maia no UFC 112, mas debochou do rival dentro do octógono. Como resultado, Dana publicamente censurou a atitude do campeão dos médios e exigiu uma mudança no seu comportamento, sob o risco de obrigá-lo a deixar o UFC.

Até por este caso, Anderson é um dos lutadores que mais mostra distanciamento em relação ao chefe. "Nós devemos parte do crescimento do MMA ao Dana e ao Lorenzo, que fazem um trabalho espetacular no UFC, mas junto com os lutadores que escreveram a história do evento. É uma via de duas mãos. Não haveria UFC sem os grandes lutadores que passaram pelo UFC", opina o campeão dos médios.

Mas nem tudo são lutas e lutadores. Além da visão do esporte em si, como modalidade, o UFC virou um produto maior, com desmembramentos como o TUF, as exposições para os fãs - com vendas de centenas de produtos ligados à marca -, os games e até suas ring girls.

E não é só, o evento está em um momento de expansão, com as aquisições do Strikeforce e do WEC, e globalização, apostando na volta ao Brasil em agosto e já com planos de realizar uma programação no Japão. Com esta atual conjuntura, como o próprio Dana White já afirmou, o céu é o limite para o UFC. Resta sentar e assistir aos próximos capítulos da saga deste Don Corleone do mundo das lutas.

VEJA O QUE OS LUTADORES FALAM DO CHEFÃO DO UFC PARA O UOL ESPORTE

Anderson Silva
"Devemos parte do crescimento do MMA ao Dana e ao Lorenzo. Ele (Dana) faz a parte dele, como um grande vendedor de lutas. E nós fazemos a nossa dentro do octógono, que é lutar."
Brendan Schaub
"Ele é o cara que comanda o barco e fez do UFC o melhor lugar do mundo para estarmos agora. Mas não queira ver seu lado mau! (risos) Se você sai falando besteiras para a imprensa, é claro que vai levar uma bronca."
Vitor Belfort
"Conheci Dana quando ele tinha cabelo (risos). As pessoas o idolatram porque ele traz para o fã o que ele quer. Sua cobrança é apenas a nossa obrigação."
Forrest Griffin
"Dana colocou o esporte nesse lugar com sua paixão. Ele cobra muito, mas paga muito também (risos)."
Júnior Cigano
"Bronca eu nunca levei, mas às vezes ele dá um olhar mais sério e você já sabe que fez algo que ele não gostou. Tivemos uma convivência (no TUF), então dá para perceber no olhar."
José Aldo
"Ele é um cara que respeita bastante o espaço de cada um e se preocupa com os lutadores. Tenta deixar todos tranquilos para só termos de entrar no octógono e lutar."
Maurício Shogun
"Quando assinei com o UFC, jantamos juntos. Dana é um cara tranquilo, conversa, faz piada. Em nenhum momento me senti amedrontado. Ele é duro nas horas em que tem que ser."

 

Placar UOL no iPhone