UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/lutas/vale-tudo/ultimas-noticias/2011/08/16/anderson-silva-abandona-marra-e-estreia-no-ingles-apos-conselho-de-empresario.htm
  • Anderson Silva abandona marra e 'estreia' no inglês após conselho de empresário
  • 05/05/2024
  • UOL Esporte - Lutas
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra

UFC Rio

Tudo sobre a edição 134 do evento, dia 27/08, no Rio de Janeiro

Arte/UOL
Anderson Silva deixou de lado as entrevistas monossilábicas antes do UFC no Rio

Anderson Silva deixou de lado as entrevistas monossilábicas antes do UFC no Rio

16/08/2011 - 13h48

Anderson Silva abandona marra e 'estreia' no inglês após conselho de empresário

Maurício Dehò
Em São Paulo

O campeão dos médios do UFC, Anderson Silva, é um ícone do MMA, considerado por muitos como o melhor lutador da história. Mas, um detalhe ainda faltava ao brasileiro: conquistar o torcedor dos Estados Unidos, palco mais famoso das artes marciais mistas. A barreira era o idioma, e o Aranha começou a rompê-la nesta quinta-feira. Em uma conferência telefônica, ele “estreou” seu inglês e abandonou a “marra” de suas últimas entrevistas oficiais do UFC, quando se apresentava monossilábico.

A aposta no inglês seguiu indicação do empresário Ed Soares, que falou da preocupação com exclusividade ao UOL Esporte em recente entrevista. “A única coisa que facilitaria ao Anderson seria se comunicar com a mídia americana e o público. O sucesso dele é enorme no Brasil, ele é muito simpático, mas ainda precisa fazer esta ligação mais forte com a torcida de fora. Sempre traduzo nas entrevistas, mas não é o mesmo que ele falar por si só”, explicou Ed.

O pedido foi atendido. Se o empresário afirmou que Anderson ainda precisava melhorar seu inglês, o campeão foi um tanto macarrônico na língua, mas passou suas mensagens, com raras ocasiões em que apelou para o português. Diferentemente de outras tentativas, em que até tentou se arriscar no idioma, mas sem tanto sucesso.

“É um motivação a mais lutar em casa, perto da minha família e dos meus amigos. Espero dar meu melhor para retribuir ao povo brasileiro”, afirmou ele, em inglês, acrescentando em uma linguagem um tanto boleira que “a fight is a fight”. “Luta é luta. Okami é um grande lutador, mas eu estou pronto. Treinei com os melhores lutadores do mundo e com o melhor time. Estou animado.”

O Aranha foi questionado se o fato de lutar no Brasil representa motivação ou pressão, e afirmou que “fifty-fifty”. “50% pressão, 50% motivação. No Brasil, todo mundo está muito animado com os combates. Me perguntam ‘Anderson, você está pronto?”. Eu estou pronto e muito feliz em lutar em casa. A torcida vai comparecer em peso para nos assistir na arena”, disse o lutador.

Sobre o adversário, o japonês Yushin Okami, o brasileiro ouviu o presidente do UFC afirmar que Okami é o melhor lutador de MMA da história de seu país, e que espera um grande desafio.

“Ele é o melhor lutador que saiu do Japão, vem sendo o melhor por anos. Mas acho que não tem o crédito que merece”, afirmou Dana White. “Agora ele vai lutar contra o melhor da história e, se ganhar, enfim acho que terá esse crédito reconhecido”.

Anderson e Okami se encontraram em 2006, na última derrota do brasileiro. Na ocasião, o Aranha foi desqualificado por um golpe ilegal. Desde então, ele não perdeu, em 14 combates, incluindo aí sua entrada no UFC e a conquista e defesa do cinturao dos médios.

Dana: 'Brasil suportaria arena maior, mas jogamos de forma segura”

Com cerca de dez dias para o UFC Rio, o presidente Dana White se mostrou empolgado com a vinda ao país e declarou que o evento poderia ter até um público maior. “Nós tínhamos cerca de 15 mil ingressos à venda, mas muito mais gente tentando comprar. Poderíamos ter escolhido uma arena maior, mas, como é a primeira luta no nosso retorno, preferimos jogar de forma segura”, afirmou ele, que deu pistas dos próximos passos. “Estamos trabalhando em levar o UFC para as mais diversas cidades no Brasil. Temos conversas também para cards no México e no resto da América Latina, mas chegar nos brasileiros representa o primeiro passo.”

Placar UOL no iPhone