UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/lutas/vale-tudo/ultimas-noticias/2011/10/07/demian-ve-aprendizado-em-polemica-com-anderson-e-faz-duelo-nacional-no-ufc-136.htm
  • Demian vê aprendizado em polêmica com Anderson e faz duelo nacional no UFC 136
  • 26/04/2024
  • UOL Esporte - Lutas
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Em luta polêmica, Anderson Silva venceu Demian Maia no UFC 112, em Abu Dhabi

Em luta polêmica, Anderson Silva venceu Demian Maia no UFC 112, em Abu Dhabi

07/10/2011 - 07h00

Demian vê aprendizado em polêmica com Anderson e faz duelo nacional no UFC 136

Maurício Dehò
Em Houston (EUA)

Há cerca de um ano e meio, o brasileiro Demian Maia teve sua primeira chance de disputar um título no UFC, diante de Anderson Silva. Derrotado pelo fenômeno em um duelo polêmico, o paulista lembra do combate como o maior aprendizado da carreira. Lição que segue com ele para seu próximo combate, no UFC 136. Voltando de revés, ele tenta uma retomada em duelo nacional contra Jorge Santiago, em Houston (EUA).

A polêmica de Demian com o Aranha aconteceu em abril de 2010, quando ele desafiou o campeão pelo título dos médios no UFC 112. O problema foi a atitude de Anderson Silva, que xingou e debochou do compatriota durante a vitória por pontos, o que gerou críticas até do presidente do evento, Dana White.

O assunto é passado, mas deixou marcas positivas, segundo o lutador, que é conhecido pelo excelente jiu-jítsu e por priorizar a luta no chão.

"Eu acho que esta foi a luta em que mais aprendi. Porque fiz cinco rounds com o melhor do mundo e em pé o tempo inteiro. Eu me virei. Não consegui a vitória, mas ficou este aprendizado", afirma ele, explicando. "Teve aquelas besteiras durante a luta. Mas não posso me apegar a isso. Qualquer um quer uma chance pelo título e vou tentar de novo."

O retorno ao octógono tem um sabor de provação para Demian, não só pela qualidade mostrada na trocação – afiada por Luis Dórea, mestre de Minotauro e Cigano -, mas pelo modo que perdeu o seu último combate. Contra Mark Muñoz, ele foi melhor no primeiro round, mas permitiu ao rival reverter o quadro e vencer por pontos.

RELEMBRE O DUELO NO UFC 112
Veja Álbum de fotos

É a chance também de ele provar realmente que é um lutador completo, já que não consegue uma finalização no UFC desde 2009.

"Antigamente, quando eu ia para o chão, ficava meio desesperado para acabar a luta, porque não tinha tanta noção em pé. Não queria voltar para cima de jeito nenhum", lembra ele. "Hoje eu tenho até um trabalho para voltar a ter aquela gana de finalizar que eu tinha, e não ir para o chão relaxado, como tem acontecido."

Demian tem feito uso da psicologia esportiva para conseguir seus objetivos, um meio de conseguir maior concentração e energia, conseguindo enxergar melhor o que se passa dentro do octógono.

O brasileiro estreou no MMA em 2001 e desde então fez 17 combates. Foram 14 vitórias, com oito delas terminadas por finalização, e apenas três derrotas, todas no UFC, evento pelo qual luta desde a edição 77, em 2007.

Placar UOL no iPhone