UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/lutas/vale-tudo/ultimas-noticias/2011/11/26/wanderlei-e-demian-correm-por-fora-para-serem-tecnicos-de-reality-do-ufc.htm
  • Wanderlei e Demian correm por fora para serem técnicos de reality do UFC
  • 24/04/2024
  • UOL Esporte - Lutas
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
O TUF chega ao Brasil pela primeira vez em 2012 para garimpar talentos dentro do MMA

O TUF chega ao Brasil pela primeira vez em 2012 para garimpar talentos dentro do MMA

26/11/2011 - 06h00

Wanderlei e Demian correm por fora para serem técnicos de reality do UFC

Maurício Dehò
Em São Paulo

O UFC confirmou recentemente a primeira edição brasileira do seu reality show, o The Ultimate Fighter (TUF), que será realizado no primeiro semestre de 2012. Nenhum participante foi divulgado e a expectativa é grande, entre novatos e lutadores consagrados. Dois lutadores com contrato com o Ultimate serão técnicos da caça de talentos do programa. Os astros Anderson Silva e Vitor Belfort são os grandes cotados para o cargo principal, mas não os únicos concorrentes à vaga.

Wanderlei: 'seria ótimo ir a um reality deste tamanho'

Evelyn Rodrigues/UOL
Com certeza eu gostaria de participar (do TUF), seria muito interessante fazer parte de um reality deste tamanho. Se o chefe me escolher... O patrão é o Dana. Ele é o dono do campo e da bola - e por sorte gosta de mim

Wanderlei Silva, ao UOL Esporte, sobre a vontade de participar do TUF

Além da dupla, dois outros lutadores bem conhecidos do público correm por fora em busca de uma indicação. Segundo o UOL Esporte apurou, o UFC ainda está no início da negociação para os cargos, mas tem em sua lista quatro nomes para conversar: Anderson, Vitor, Wanderlei Silva e Demian Maia, todos lutadores da categoria médio. A vontade dos dois últimos existe, e em determinados cenários eles passam a bons concorrentes ao posto.

Apesar de Anderson Silva e Vitor Belfort terem um grande histórico juntos, devido ao nocaute do Aranha no carioca em fevereiro, no UFC 126, Wanderlei também tem grande apelo junto ao público. O curitibano conserva um sonho de longa data de fazer uma revanche contra Belfort, que o venceu na primeira edição do Ultimate no Brasil, em 1998, com um nocaute fulminante.

Experiente lutador de MMA e com uma disputa de título no currículo contra Anderson silva, Demian Maia é entre os quatro nomes o com menor apelo de público, mas é observado para o caso da negociação com as outras estrelas ficar complicada.

Pelo atual formato do TUF, os técnicos das duas equipes de jovens lutadores se enfrentam ao final da temporada, uma característica que tende a ser mantida pelo UFC, para gerar tensão entre os times desde o início do programa e atrair a atenção do público tanto para o reality quanto para o posterior combate.

Uma nova fase do programa terá início em 2012, com o acordo com a FOX nos Estados Unidos e com a Globo no Brasil. Entre as novidades apontadas por Dana White está uma maior incidência de quadros ao vivo e a ideia de manter os lutadores na casa do reality até a decisão. No formato atual, os finalistas voltam para suas casas e treinam com suas equipes de origem para a última luta da temporada, que define o “Ultimate Fighter”.

O reality show está previsto para ser transmitido entre 25 de março e 2 de junho, com disputas nas categorias pena e médio. A Globo planeja passar o TUF semanalmente nas madrugadas de domingo para segunda-feira, após o "Fantástico, com boletins diários da disputa. Rumores dão conta que o Morumbi pode sediar um evento no mês de junho, que seria a final do programa ou o duelo entre os técnicos. O São Paulo confirmou que a organização já visitou o estádio, mas ainda não há acordos firmados para uma programação no local.

Dos 'candidatos', só Vitor tem luta marcada

Entre os quatro atletas cotados para o cargo de técnico no TUF, apenas Vitor Belfort tem luta marcada: ele está no card do Rio, em 14 de janeiro, e tenta sua segunda vitória seguida desde a derrota para Anderson Silva este ano. O Aranha, campeão dos médios, ainda se recupera de uma lesão no ombro e, apesar dos desafios de Chael Sonnen e da vontade do UFC de uma revanche entre eles, ainda não definiu seus próximos passos.

Wanderlei Silva voltou a vencer no último fim de semana, quando bateu Cung Le no UFC 139, depois de ter sua carreira em risco devido à derrota arrasadora diante de Chris Leben. O curitibano sonha com combates no Brasil e no Japão - onde construiu seu legado -, mas também tem o futuro em aberto.

Já Demian Maia venceu o compatriota Jorge Santiago no UFC 136, em Houston, e no momento negocia a renovação de seu contrato com o UFC, para depois marcar um novo compromisso.

Placar UOL no iPhone