Ao VivoConvocação da seleção brasileira para a Copa América Centenário

A competição será realizada nos Estados Unidos, de 3 a 26 de junho, em celebração aos 100 anos da Copa América e da Conmebol.

Direto da Redação

  • Vídeos
  • Imagens
  • Infográficos
  • Todos

Acaba a coletiva do técnico Dunga.

Dunga minimiza ausência de Neymar na Copa América: "Temos jogadores competitivos, de qualidade, que já demonstraram na seleção sua competência. Já fizemos alguns jogos sem Neymar, gostaríamos de contar com ele, mas temos jogadores que podem dar a resposta que precisamos quando não pudermos contar com ele. Temos jogadores com potencial de drible e criatividade. Os jogadores têm que se divertir na seleção, é um momento único, porque, em quatro anos, é um piscar de olhos."

Dunga explica nome de Ganso na pré-lista da Copa América: "Acho que ele estar na lista dos 40 vem a reforçar nosso centro de inteligência. Agradecer nossos observadores, nossos treinadores da base. Meritocracia. Ele mereceu, jogou. Os comentários de vocês e dos torcedores referendam essa situação. Observamos todos os aspectos: físico, técnico, comportamental. Todos os itens estão sendo observados."

Já sobre Gabigol, o treinador teceu diversos elogios: "Vimos em um torneio na Espanha. Tinha um certo receio e nós bancamos ele na seleção olímpica. Conversamos com o treinador pra fazer essa observação, entender comportamento. Teve uma resposta muito boa. Rápido, tem o filtro. Tem uma coisa que nós brasileiros gostamos muito: o 1 contra 1. Tem a personalidade de tentar o drible."

"O Rodrigo Caio jogador versátil, tem uma bola área ofensiva e defensiva, boa saída de bola. Perfl muito bom, profissional", ressaltou Dunga.

"O Ederson joga em Portugal, entrou no Benfica no lugar de outro jogador da seleção. Tem boa saída de gol, bom posicionamento", avaliou Dunga.

"O foco principal, nunca deixei de falar, é a Copa do Mundo. Mas antes de chegar lá, temos a Copa América, as Eliminatórias e as Olimpíadas. Tem-se uma programação com essas competições. Não podemos passar isso pro jogador, pro público. Tem que viver o presente, e o presente é a Copa América", explicou Dunga ao comentar os objetivos da seleção.

"Jogador tem que vir com a mentalidade de não sair mais. Tem jogadores que jogam cinco minutos e não saem mais, enquanto outros jogam quatro, cinco jogos e não conseguem ficar", ressaltou Dunga ao ser questionado sobre a pressão em vestir a camisa da seleção brasileira.

"Gosto de trabalhar com hierarquia, com atitude, com respeito. Todos os jogadores vão ter a sua oportunidade. Vai depender do rendimento deles continuar ou não", salientou Dunga ao explicar sua forma de trabalho.

"Acho que é bom esclarecer que esses jogadores que estão chegando agora na seleção principal estão vindo porque merecem. Tiveram o rendimento necessário em suas equipes, que nos deu condições para analisar e eles merecem estar na seleção. As duas competições (Copa América e Rio-2016) são importantes e vamos entrar em todas com uma equipe competitiva com a ideia de buscar o que temos em mente. Não dá para dividir. Agora, é focar na Copa América para obter o resultado que desejamos", relatou Dunga.

"O Gilmar falou uma coisa muito interessante: experiência se ganha praticando. E pra praticar os jogadores precisam estar na seleção brasileira. Temos jogadores experientes que podem dar suporte para os mais jovens", explicou Dunga.

"Os profissionais mereceram estar na lista da seleção brasileira, fizeram um bom trabalho por seus clubes. Neste momento, precisamos conversar sobre esses jogadores", respondeu Dunga, ao ser questionado sobre a ausência de David Luiz.

Atacantes: Douglas Costa (Bayern de Munique), Hulk (Zenit), Gabriel (Santos), Ricardo Oliveira (Santos).

Meias: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Elias (Corinthians), Renato Augusto (Beijing), Philippe Coutinho (Liverpool), Lucas Lima (Santos), Willian (Chelsea), Casemiro (Real Madrid), Rafael Alcântara (Barcelona).

Laterais: Dani Alves (Barcelona), Filipe Luis (Atlético de Madri), Fabinho (Monaco) e Douglas Santos (Atlético-MG).

Zagueiros: Miranda (Inter de Milão), Gil (Shandong Luneng), Marquinhos (PSG), Rodrigo Caio (São Paulo).

Goleiros: Alisson (Internacional), Diego Alves (Valencia), Ederson (Benfica)

Dunga explica brevemente seus motivos para ter escolhido os convocados.

Gilmar Rinaldi foi o primeiro membro da CBF a se pronunciar. O coordenador da seleção informou que o ex-goleiro Rogério Ceni será auxiliar pontual da equipe no torneio.

Bom dia, amigo internauta. Nesta manhã, o técnico Dunga divulgará a lista de convocados para a Copa América Centenário, que acontecerá do dia 3 a 26 de junho, nos Estados Unidos. A seleção brasileira inicia os treinos em Los Angeles no dia 23 de maio. A estreia está marcada para o dia 4 de junho, contra o Equador. Os outros adversários serão o Haiti, dia 8, e o Peru, no dia 12.

Atualização em 20s

UOL Cursos Online

Todos os cursos