Taiti humilha Argentina e vai às semis do Mundial; Brasil também avança

Do UOL, em São Paulo

Mundial de Futebol de Areia-2013
Mundial de Futebol de Areia-2013

Se na Copa das Confederações, disputada em junho no Brasil, o Taiti fez sucesso pelo carisma, mas passou longe de alcançar bons resultados dentro de campo, no Mundial de futebol de areia, que é disputado no pequeno país da Oceania, a situação é diferente: na madrugada desta quinta-feira, o Taiti humilhou a Argentina, com uma goleada de 6 a 1, e avançou para as semifinais do torneio. O Brasil, por sua vez, ganhou apertado do Japão e também estará entre os quatro melhores.

O Taiti, que avançou para a segunda fase após vitórias sobre Emirados Árabes Unidos e EUA, e derrota para a Espanha na fase de grupos, brilhou principalmente no último período dos três da partida. Até lá, apesar dos gritos altíssimos da torcida da casa, a Argentina conseguia igualar as ações, e com um gol de pênalti conseguiu levar o empate em 1 a 1 para o período final.

Só que, lá, o Taiti colocou para fora qualquer drama vivido pelas goleadas sofridas na Copa das Confederações: aos 17 segundos, fez o primeiro. Aos 2 min., aumentou. E, aos 3 min., já vencia por 4 a 1. O 3°, aliás, foi um golaço: um defensor taitiano levantou a bola do próprio  campo e, de primeira, Raimoana Bennett acertou um lindo voleio.

A loucura da torcida da casa e dos jogadores do banco, que arremessavam água par o alto a cada gol, só crescia. Isso empolgou os jogadores na areia, que logo em seguida abriram 5 a 1 para, já no final, sacramentarem a goleada histórica: 6 a 1.

O argentino Santiago Hilaire, após o sexto gol, foi expulso e chegou a ser filmado chorando nas arquibancadas, enquanto fazia gestou de "roubo".

Além da história nas areias, o Taiti alcançou um marco para o futebol da Oceania, em qualquer piso: é a primeira entre as seleções que formam a atual confederação da região a alcançar uma semifinal de torneio da Fifa na história - a Austrália já disputou uma final de Copa das Confederações quando atuava pela Confederação do continente, antes de "se mudar" para a Ásia.

Vale lembrar que a Argentina é a atual campeã da América do Sul, já que o Brasil caiu nas semifinais das eliminatórias para o Mundial, para o Paraguai.

Brasil continua na luta por penta

Se apenas os Mundiais de futebol de areia organizados pela Fifa forem contados, o Brasil tem a chance, no Taiti, de alcançar o pentacampeonato (contando os anteriores, pré-Fifa, o Brasil já possui 13 taças). E o sonho foi mantido nesta quinta, com a vitória sobre o Japão por 4 a 3 nas quartas de final.

O destaque foi a superação de Bueno, que marcou um gol contra, que deu o empate em 3 a 3 ao Japão, aos 5 min. do 3° tempo. Só que, no minuto seguinte, ele acertou uma bela cabeçada após escanteio e, de vilão, se tornou o herói da vaga brasileira.

O Brasil encara, nas semifinais, a Espanha, que derrotou El Salvador por 2 a 1. Já os taitianos terão tarefa árdua para continuar a sonhar com o título em casa: encaram a Rússia, atual campeã mundial, que passou pelo Irã, por 6 a 5.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos