A edição da Eurocopa será disputada entre os dias 8 de junho e 1º de julho na Polônia e Ucrânia. As 16 seleções estão dispostas em quatro grupos de quatro integrantes cada. As seleções se enfrentam entre si, realizando três partidas na fase inicial. Se classificam para as quartas de final as duas melhores equipes de cada grupo.

Se as seleções terminarem a primeira fase com o mesmo número de pontos, os critérios de desempate são, nesta ordem:

a) confronto direto;

b) número de gols marcados entre os times empatados (se houver mais de dois);

c) saldo de gols;

d) número de gols marcados no grupo;

e) coeficiente das últimas eliminatórias para a Copa do Mundo e para a Eurocopa (somam-se todos os pontos e divide-se por número de jogos)

f) conduta fair play;

g) sorteio.

Fase eliminatória

Nas quartas-de-final, oito seleções se enfrentam quatro partidas eliminatórias em jogo único. A disposição dos confrontos é a seguinte: 1º colocado do grupo A x 2º colocado do grupo B; 1º colocado do grupo B x 2º colocado do grupo A; 1º colocado do grupo C x 2º colocado do grupo D; e 1º colocado do grupo D x 2º colocado do grupo C.

Os vencedores seguem adiante para a fase semifinal, que também determinará em jogo único as duas seleções finalistas. Em caso de empate na fase eliminatória, as seleções decidem a classificação na prorrogação. Se a igualdade persistir, a vaga na próxima fase será decidida nos pênaltis. O campeão da Eurocopa garante vaga na Copa das Confederações 2013, que será disputada no Brasil.

UOL Cursos Online

Todos os cursos