A competição mais importante do continente é dividida em seis etapas: primeira fase, segunda fase, oitavas de final, quartas de final, semifinais e final.

Na primeira fase, 12 times jogam em eliminatórias simples, em partidas de ida e volta. Os seis vencedores seguem adiante na competição.

Na segunda fase, as 32 equipes classificadas serão divididas em oito grupos, onde se enfrentam em turno e returno. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a próxima fase.

Em caso de igualdade no número de pontos, os critérios para desempate são, nesta ordem: saldo de gols, maior número de gols a favor, maior número de gols fora de casa e sorteio.

Eliminatórias

Nas oitavas de final a competição volta a ser disputada no sistema de mata-mata, com partidas de ida e volta. Os jogos são definidos de acordo com a colocação das equipes na fase de grupos. O melhor primeiro colocado pega o pior segundo colocado, o 2º melhor líder enfrenta o 2º pior segundo colocado, e assim por diante.

Os critérios de desempate para as fases eliminatórias são: saldo de gols, maior número de gols a favor e maior número de gols fora de casa. Persistindo o empate, haverá disputa de pênaltis.

Semifinais

Disputada no mesmo sistema das oitavas e quartas de final, as semifinais têm uma particularidade. Caso dois clubes de um mesmo país cheguem às semis, as equipes obrigatoriamente se enfrentam (se necessário haverá remanejamento de chaves).

Final

A decisão da Libertadores será disputada em partidas mata-mata. Em caso de igualdade em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos (dois tempos de 15min). Após nova igualdade, o título será decidido em cobranças de pênalti.

UOL Cursos Online

Todos os cursos