Governo pressiona cartolas olímpicos a mudar eleição e gestão em troca de verba

Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

  • Flavio Florido/UOL

    Sarah Menezes chora após conquistar um dos três ouros do Brasil em Londres

    Sarah Menezes chora após conquistar um dos três ouros do Brasil em Londres

Sem ter como impor uma legislação, o Governo Federal pressiona as confederações olímpicas por maior democratização e profissionalização de gestão em troca dos investimentos do Plano Medalha para os Jogos do Rio-2016. É um dos temas que os representantes do Ministério do Esporte colocarão na mesa na primeira reunião com representantes das entidades e do COB sobre o projeto, nesta quarta-feira em Brasília.

A presidente Dilma Roussef anunciou em setembro um plano para investir no total R$ 2,5 bilhões para transformar o Brasil em potência olímpica em 2016. A meta é ficar entre os dez primeiros no quadro de medalhas. Agora, governo e dirigentes sentam para detalhar o projeto.

Na reunião desta quarta-feira, o Ministério do Esporte tem como principal objetivo traçar como será o funcionamento técnico do plano, com regras para a inclusão de atletas e projetos no plano. Mas a liberação de dinheiro público levará em conta a gestão da confederação, entre outros fatores que vão determinar a avaliação de cada entidade.

"Vamos analisar indicadores gerais [para decidir a verba]. Vai estar na mesa a questão da gestão. Queremos um compromisso de gestão", afirmou o secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser. "Não será o centro do plano de medalhas. Mas isso será abordado porque é importante para ter sucesso na obtenção de medalhas." 

Entre os pontos defendidos pelo Ministério estão regras para maior democratização como o aumento do colégio eleitoral, com participação de atletas e ex-esportistas, regulamentos de votação mais claros e a limitação de mandato - essa última só pode ser imposta por lei. Mas o governo também quer medidas de profissionalização como instituição de auditorias, melhoria da comunicação para atrair investidores privados e contratação de técnicos.

Esses itens são medidos por um sistema de avaliação da gestão das confederações usado pelo ministério em caráter experimental desde 2011. O sistema, agora, passa por ajustes e será utilizado para examinar as entidades e, consequentemente, a verba que vão receber do plano. 

A pressão ocorre justamente na semana em que o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, será reeleito sem oposição para completar para mais quatro anos, o que o deixará 19 anos à frente da organização. E há resistência dos dirigentes a imposições do governo federal sobre suas regras: só aceitam sugestões e não gostam da limitação de mandatos.

O Ministério trata de desvincular seus pedidos da reeleição de Nuzman e diz que só haverá limitação de mandatos se for aprovada uma lei, embora recomende a medida. "Enfim, estamos trabalhando neste negócio. Conforme saírem leis, vão precisar se adaptar. Não fazemos isso atrelado a ninguém", disse Leyser.

A pressão do governo por mudanças na gestão se iniciou antes da reunião de hoje. Já houve encontros com 21 confederações para mostrar como o governo espera modificações na forma de administrar as entidades, entre outros temas. Agora, isso será consolidado. 

"Vamos fazer algumas mudanças estatutárias, parciais ou integrais, para atender o que eles querem. Discutimos bastante essas questões. Há uma posição da sociedade, que vem muito mais da imprensa, por mudanças. Mas eu não troco viagem, por exemplo, por voto", explicou o presidente da Confederação de Handebol, Manoel de Oliveira.

O exemplo do Ministério é o que ocorreu na Confederação Brasileira de Atletismo, que abriu o voto para atletas e técnicos nas últimas eleições. O presidente Roberto Gesta Mello, após longa gestão à frente da entidade, sairá no final do ano para ser substituído por José Antônio Martins Fernandes, o Toninho.

"O colégio eleitoral tem que ser o mais amplo possível. Mas como decidir quem vai votar? Um ex-atleta pode não estar mais envolvido no judô. Que validade terá para votar? Outro pode ser ativo e deve ter direito. Pode haver uma discussão, mas sem imposição", defendeu o presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley.

A tese de que o Ministério tem direito de cobrar resultados é aceita pelos dirigentes, mas a rejeição deles a intervenção é quase unânime.

"É meu último mandato: não me afetaria. Mas as confederações têm que ter autonomia de gestão. O Ministério tem a ideia dele. Me dou muito bem com o ministro [Aldo Rebelo]. Se vier uma limitação de mandato, esse já é o meu último", argumentou o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes.

Um dos principais aliados de Nuzman, e um dos dirigentes mais longevos, Coaracy entende que já está em curso uma mudança de gestão das entidades sem interferência do ministério. "A democratização tem sido feita. A maioria das pessoas das confederações é nova. Só ficou. quem deu certo." O Ministério do Esporte concorda que houve melhorias em algumas entidades, mas entende que o processo tem que ser acelerado.

Questionado sobre o "Plano Medalha", o COB disse, por meio da assessoria, que participa da elaboração do projeto deste o início, juntamente com o Ministério do Esporte. E que já fez reunião prévia com o governo após Londres-2012.

"O Plano Brasil Medalhas 2016 é fruto de um estudo iniciado pelo COB em março de 2012, em parceria com as confederações brasileiras olímpicas e o Ministério do esporte, com o objetivo de diagnosticar as possibilidades de resultados de modalidades em 2016, orientar o planejamento da preparação e treinamento dos atletas (...) e executar e monitorar ações planejadas", informou a assessoria do COB.

Questionado sobre medidas para democratização das entidades olímpicas, o comitê olímpico não respondeu ao UOL.

UOL Cursos Online

Todos os cursos