Rio desiste de vila e abrigará mídia em prédios privados na Olimpíada

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro desistiu do projeto do Bairro Carioca Olímpico. O conjunto de prédios que deveria abrigar jornalistas durante os Jogos de 2016 não será mais erguido. Agora, o governo municipal pretende acomodar a imprensa em empreendimentos imobiliários privados na Zona Oeste do Rio.

A decisão foi anunciada nesta terça-feira pela presidente da EOM (Empresa Olímpica Municipal), Maria Silvia Marques. Marques foi uma das representantes do governo brasileiro que participaram de reuniões com diretores do COI (Comitê Olímpico Internacional) para revisar a preparação para a Olimpíada de 2016. Os encontros começaram na segunda-feira e terminaram nesta tarde.

Segundo Marques, a mudança na acomodação dos jornalistas é a única novidade da reunião. Ela disse a jornalistas após os encontros que o COI não fez qualquer ressalva à preparação do Rio para a Olimpíada. O comitê, inclusive, aprovou a alteração na forma que a prefeitura pretende receber a mídia na cidade.

De acordo com a presidente da EOM, o Bairro Carioca estava planejado para para um grande terreno na Zona Oeste, local que receberá a maior parte das competições olímpicas em 2016. Foi constatado, porém, que a obra seria muita cara e de pouco legado para a cidade.

"O terreno escolhido é argiloso, teríamos que fazer toda uma estrutura ali e isso custaria até R$ 100 milhões", explicou. "Nossas pesquisas mostraram também que não teríamos demanda para vender os apartamentos após os Jogos. Por isso, resolvemos fazer acordos com o setor privado."

O Bairro Carioca teria 7 mil quartos. Sem ele, a prefeitura vai oferecer benefícios para que construtoras ergam por conta própria prédios para receber jornalistas. Depois das Olimpíadas, os apartamentos também poderão ser postos à venda.
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos