Comitê Rio-2016 'cutuca' críticos e diz que vai realizar excelentes Jogos

Do UOL, no Rio de Janeiro*

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 respondeu nesta terça-feira, com um comunicado oficial, às críticas do vice-presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), John Coates, sobre a organização do evento. O órgão ratificou que vai organizar uma Olimpíada excelente e dentro do prazo. Ainda aproveitou para '"cutucar" dirigentes esportivos que têm feito queixas sobre os Jogos do Rio.

O comitê declarou que a hora de "discussões genéricas sobre o processo de preparação" para a Olimpíada já passou. "É tempo de focarmos mais no trabalho e no engajamento", informou o órgão, depois de Coates declarar que a organização da Rio-2016 é a "pior que ele já viu". 

Ainda segundo o comitê, os anúncios recentes do orçamento das obras de infraestrutura que serão tocadas até a Olimpíada e o lançamento da licitação do Parque de Deodoro são "inequívocos sinais de avanço". "O trabalho em conjunto com as três esferas do governo, Federal, Estadual e Municipal, está funcionando. O suporte do Comitê Olímpico Internacional também", continuou o comitê.

Por fim, o órgão ressaltou: "Em 2016, o Rio organizará Jogos excelentes que serão entregues absolutamente dentro do prazo e dos orçamentos já anunciados."

O pronunciamento do comitê foi feito horas depois das críticas de Coates à Olimpíada de 2016. Dias antes do vice-presidente do COI reclamar da preparação olímpica da capital carioca, um membros da Comissão de Coordenação do COI para a Rio-2016, Ricci Bitti, também havia dito que era hora de se pensar em um plano B para os Jogos.

Depois das críticas de Bitti, o COI anunciou medidas para acelerar a preparação do Rio para os Jogos Olímpicos. Uma dessas medidas foi o envio do diretor executivo de Jogos Olímpicos da entidade, Gilbert Felli, para uma semana de reuniões no Rio de Janeiro.

Felli está no Rio desde a semana passada. Nesta terça-feira, ele deve conversar com o presidente do Comitê Organizador Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, na sede do órgão.

Nesta terça, Nuzman chegou à sede do órgão pouco antes das 11h. A reportagem do UOL Esporte o interpelou no saguão de entrada do comitê. Ele não parou para responder a nenhuma pergunta.

Na sede do comitê, também funciona a EOM (Empresa Olímpica Municipal). O órgão é responsável pela execução de todas as obras da Prefeitura do Rio para os Jogos Olímpicos. Ele é presidido por Maria Silvia Bastos.

Bastos chegou à EOM nesta terça por volta das 10h. Ela também foi questionada pelo UOL Esporte sobreas críticas de Coates. Disse que não tinha tomado conhecimento das declarações do vice-presidente do COI. Por isso, preferiu não fazer comentários sobre o assunto.

COI se manifesta

Depois de seu vice-presidente criticar o Rio-2016, o COI divulgou uma nota oficial. No comunicado, o comitê destacou que está trabalhando junto com as autoridades brasileiras, destacou que medidas já foram tomadas para acelerar a preparação do Rio para a Olimpíada de 2016 e que isso tem surtido efeito:

"Felli recebeu uma resposta muito positiva nos últimos dias, e uma série de acontecimentos recentes mostram que as coisas estão se movendo na direção certa", informou o COI, ressaltando os resultados da visita de Felli ao Rio.

Confira abaixo a íntegra do comunicado do COI:

Trabalhando em conjunto com nossos parceiros no Rio temos posto em prática uma série de medidas para apoiar os Jogos.

Estas medidas incluem forças-tarefas conjuntas com os organizadores; contratação de um gerente de construção local; a criação de um órgão de decisão de alto nível que reúne o COI, o governo e todos os principais parceiros do projeto; e visitas mais regulares por diretor executivo de Gilbert Felli.

Felli recebeu uma resposta muito positiva nos últimos dias, e uma série de acontecimentos mostram que as coisas estão se movendo na direção certa.

Agora é um momento de olhar para a frente para trabalhar em conjunto e de fornecer excelentes jogos para o Rio, o Brasil e para o mundo, e não se envolver em discussão do passado.
Continuamos a acreditar que o Rio é capaz de fornecer Jogos pendentes.

Confira abaixo a íntegra do comunicado da Rio-2016:

Tempo de focar no trabalho e no engajamento
 
Anúncios recentes confirmam avanço na organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

Comitê reitera entrega dos Jogos no prazo e dentro do orçamento

Já passamos da hora em que discussões genéricas sobre o progresso da preparação possam contribuir com a evolução da jornada rumo aos Jogos. É tempo de focarmos mais no trabalho e no engajamento. Os anúncios recentes do orçamento para os projetos de infraestrutura e legado, além do lançamento da licitação para as obras do Parque Olímpico de Deodoro são iniciativas cruciais e inequívocos sinais de avanço. O trabalho em conjunto com as três esferas do governo, Federal, Estadual e Municipal, está funcionando. O suporte do Comitê Olímpico Internacional também.

Temos uma missão histórica: organizar os primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Brasil e da América do Sul. Vamos cumpri-la. Em 2016 o Rio organizará Jogos excelentes que serão entregues absolutamente dentro do prazo e dos orçamentos já anunciados.

*Atualizada às 16h45

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos