O Campeonato Catarinense 2013 será disputado em quatro fases (Turno, Returno, Semifinais e Finais). No primeiro turno, os dez clubes participantes se enfrentam em jogos de ida. A equipe que obtiver a melhor classificação desta fase será declarada campeã do turno e estará classificada para as semifinais.

No returno, os dez clubes participantes se enfrentam em jogos de volta, com inversão do mando de campo da tabela da 1ª fase. A equipe que obtiver a melhor classificação desta fase será declarada campeã do returno e estará classificada para as semifinais.

Em caso igualdade de pontos na fase classificatória, os critérios de desempate são, nesta ordem:

a) Número de vitórias;

b) saldo de gols;

c) número de gols a favor;

d) confronto direto (em caso de empate entre dois clubes);

e) menor número de cartões vermelhos;

f) menor número de cartões amarelos;

e) sorteio.

As semifinais serão disputadas pelas equipes que se sagrarem campeãs do primeiro e segundo turno mais as duas associações que, excluindo as campeãs, obtiverem os melhores índices técnicos na competição somando-se as duas primeiras fases. O agrupamento será conforme mostrado abaixo com as semifinais ocorrendo em jogos de Ida e Volta. Classificam-se para a Final os vencedores de cada confronto.

Grupo “A”: Campeã da 1ª Fase - TURNO X 1ª (primeira) melhor do índice técnico;

Grupo “B”: Campeã da 2ª Fase - RETURNO X 2ª (segunda) melhor do índice técnico

Caso uma mesma equipe seja campeã do turno e returno, classifica-se para as semifinais uma terceira associação que obtiver o melhor índice técnico, somando-se os pontos no turno e returno.

Serão mandantes dos jogos de volta (segunda partida) as associações que forem consideradas campeã das 1ª e 2ªs Fases (turno e returno). Caso uma mesma associação vier a ser considerada campeã das 1ª e 2ªs Fases (turno e returno), esta associação será a mandante do jogo de volta (segunda partida) no grupo “A, sendo que, no grupo “B”, será mandante do jogo de volta a associação que obtiver o primeiro melhor índice técnico na soma das 1ª e 2ªs Fases.

Caso após a partida de volta as equipes terminarem empatadas em número de pontos e saldo de gols, classificará para a final a associação mandante do jogo de volta.

Campeão

A decisão do Campeonato Catarinense será disputada em mata-mata em jogos de ida e volta. A equipe que somar melhor campanha ao longo das duas primeiras fases de classificação (turno e returno) joga com a vantagem de decidir em casa. Caso as duas equipes terminem empatadas em número de pontos e saldo de gols esta fase, o campeão será decidido na disputa de pênaltis.

As duas equipes que somarem menos pontos somando-se as duas primeiras fases (turno e returno), serão rebaixadas para a Divisão Especial de 2014.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos